Tradição, religiosidade e devoção no São Pedro em Alcobaça

Tradição, religiosidade e devoção no São Pedro em Alcobaça. Fotos: Ascom
O desfile de barcos, pelas águas do rio Alcobaça, é uma das tradições mais antigas e aguardadas pela população ao longo de todo o ano.
São muitos os que acordam cedo, como fizeram no último sábado (29), para aproveitar o evento festivo em homenagem ao padroeiro dos pescadores. A importância dele é tamanha que a cidade tem até um bairro com o nome São Pedro, com uma pracinha onde é montado o circuito da festa.
A explicação pode se dar ao fato de Alcobaça ser um dos maiores e mais importantes polos pesqueiros do litoral baiano, com grande concentração de pescadores e produção de pescados, com destaque para os mariscos.
Encerrando as homenagens a São Pedro, a imagem do santo é transportada numa embarcação, saindo do circuito da festa, seguida por dezenas de barcos, até o encontro das águas do rio com o mar, com o retorno para uma procissão pelas ruas do bairro até a igreja do santo protetor dos pescadores, onde foi celebrada a missa ao ar livre, conduzida por Padre Raul.
A festividade é organizada pela Paróquia de São Bernardo, com o apoio e parceria da Colônia de Pescadores Z-24, Prefeitura Municipal de Alcobaça, Câmara de Vereadores e o comércio local.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui