Trabalho seguro é valorizado na Veracel

A meta da empresa é reduzir a zero o número de acidentes em 2018

Foto colaboradores

A cada dois meses, a Veracel Celulose reúne as empresas de contrato permanente para apresentar os avanços dos indicadores de Segurança do Trabalho, compartilhar e reconhecer exemplos de boas práticas. Os indicadores de Segurança acumulados até o mês de abril evidenciam uma baixa na taxa de frequência e de gravidade, assim como dos acidentes com e sem afastamento. “Se a base da pirâmide de Segurança é fortalecida, temos menos acidentes e melhores índices mês a mês”, destacou o diretor Industrial da Veracel, Ari Medeiros, durante a abertura do encontro.

Os bons resultados já alcançados demonstram a evolução gradual e consistente das empresas em direção à meta de zero acidente definida para 2018. A melhoria do desempenho de cada uma delas é acompanhada mensalmente por meio auditorias e inspeções. Também é verificado o cumprimento dos planos de ação anuais que colaboram com a meta de acidente zero. “67% das empresas já estão há mais de 1.000 dias sem acidentes com afastamento. Isso é gestão feita no dia a dia”, reforçou Medeiros. Além de garantir ambientes cada vez mais seguros para se trabalhar, os resultados de segurança são requisitos avaliados para renovação de contratos das empresas com a Veracel.

Comitê de Segurança

Com a melhoria dos indicadores, a programação do encontro teve como principal destaque os momentos de reconhecimento das boas práticas e das ações desenvolvidas pelas empresas. Três empresas compartilharam suas experiências como forma de reconhecer e valorizar o comportamento seguro das equipes. Essas empresas foram vencedoras da edição de 2016 do Viva+, programa motivacional de Segurança da Veracel, criado em 2013. “Nos últimos anos, temos trabalhado com uma taxa de zero acidente com e sem afastamento. Essa é uma grande conquista de toda a equipe”, comentou Emerson Alves, gerente da empresa Expresso Nepomuceno, responsável pelo transporte de madeira dos plantios de eucalipto até a fábrica. As empresas Vida e Mesal Eunaman também compartilharam suas experiências, destacando o que têm desenvolvido para tornar a segurança um valor em suas atividades.

Veracel em Janeiro 2007 – Por Nilton Souza

Programa Motivacional de Segurança

O programa Viva+ foi criado para reconhecer o comportamento e as práticas seguras no ambiente de trabalho. Seu objetivo é estimular e valorizar os esforços dos colaboradores para alcançar resultados positivos em Segurança, dando ênfase à prática e ao uso de ferramentas proativas estabelecidas pela Veracel visando o acidente zero. O programa é direcionado para  todos os colaboradores (cerca de 3.400 atualmente) e há uma premiação ao final de acordo com o cumprimento dos critérios do regulamento. “É importante motivar o comportamento seguro e a disciplina em relação à segurança. Com essas ações somadas  a outras práticas, conseguimos nos prevenir contra os acidentes”, destacou Sérgio Monteiro, coordenador de Segurança do Trabalho da Veracel.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui