Tire suas dúvidas sobre o recadastramento biométrico em Teixeira de Freitas e região

Em Teixeira de Freitas não é obrigatório o recadastramento biométrico. Fotos Wesley Morau/OSollo

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Teixeira de Freitas é a sede da 183ª Zona Eleitoral (ZE) e possui, atualmente, 102.401 eleitores aptos. Desses, até julho de 2017, apenas 10.917 já fizeram o cadastro biométrico (10,7%).

Ao todo, em 52 cidades baianas o recadastramento é obrigatório

Alguns teixeirenses, como a babá Carolina Silva, estão preocupados porque, devido à correria diária e o trabalho, ainda não conseguiram um tempo de fazer o recadastramento biométrico na Justiça Eleitoral. O medo dela é semelhante ao de milhões de brasileiros que recebem aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, Bolsa Família, benefícios que são perdidos como uma das penalidades que recaem sobre aqueles que tiverem os títulos de eleitor cancelados por não realizarem o reconhecimento biométrico.

No Cartório Eleitoral de Teixeira o atendimento é das 8h às 14h, por senha

A boa notícia para os teixeirenses é que no município, segundo Cíntia Murta Martins, analista judiciária do TRE, a biometria ainda não é obrigatória, embora já o seja em diversos municípios baianos, “portanto, não vai haver cortes de benefícios sociais, previdenciários, cancelamento de CPF aqui em Teixeira para quem não cadastrou”.

Ao todo, em 52 cidades baianas o recadastramento é obrigatório, em quatro delas, Muniz Ferreira, Coronel João Sá, Ubatã e Ibirapitanga, os eleitores tiveram até 31 de julho. As demais, como Ilhéus, Vitória da Conquista, Itagimirim, Itapebi, Jequié, Porto Seguro e Eunápolis, onde é obrigatório o recadastramento, têm até 31 de janeiro de 2018 para fazê-lo.  Nas outras zonas, como Teixeira, eleitores que tirarem novos títulos já são cadastrados, os que ainda não fizeram a biometria e querem adiantar, podem se dirigir ao Cartório Eleitoral, na av. Uirapuru, 1816 – Monte Castelo. O atendimento é das 8h às 14h. Às 8h são distribuídas 60 senhas diariamente, 20 delas preferenciais.

O atendimento é das 8h às 14h. Às 8h são distribuídas 60 senhas diariamente, 20 delas preferenciais

Outro local em que o eleitorado teixeirense pode fazer o recadastramento é no SAC instalado no Shopping PátioMix, lá, o atendimento é das 9h às 17h, e também por meio de distribuição de senhas, 60/dia.

Cíntia informou que os documentos necessários são “RG ou reservista, CNH, algum documento oficial com foto e comprovante de residência atual. Aqueles que tiveram os dados cadastrais alterados, por entre outros motivos, casamento ou separação, devem levar um documento comprobatório de alteração das informações.

Veja lista de cidades baianas cuja biometria é obrigatória

3 COMENTÁRIOS

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui