É como o delicado mecanismo de um relógio em funcionamento, com mares, flora, fauna, atmosfera e tantos outros ecossistemas menores. Mas o universo está cutucando a todos nós com pequenos lembretes, mostrando que o relógio pode parar, com tanta agressão ao seu delicado mecanismo.
Evidências do aquecimento global incluem: o aumento na temperatura da atmosfera sobre terras e mares. Cada uma das quatro últimas décadas foi mais quente que a década anterior. Entre 2001 e 2020, a média global de aumento da temperatura foi de 0,99 °C, maior que no período de 1850-1900. Aumento da concentração de CO2, aumento do nível do mar e derretimento de geleiras, entre outros.
No Ártico, a extensão do gelo marinho no verão em 2016 foi a segunda menor já registrada, com 4,14 milhões de km2, atrás da de 2012. Em algumas regiões da Rússia, a temperatura foi 6ºC ou 7°C acima do normal. Os pesquisadores alertaram, além disso, sobre um auge repentino e inexplicado de metano, que tem um efeito estufa maior que o do CO2.
O nível dos oceanos continua subindo. Segundo um estudo recente, o fenômeno parece se acelerar: o nível dos mares subiu entre 25% e 30% mais rápido de 2004 a 2015 do que durante o período de 1993 a 2004.
Das 8.688 espécies ameaçadas ou quase ameaçadas, 19% (1.688) são afetadas pelas mudanças climáticas, tanto pelas temperaturas como pelos fenômenos extremos. A Grande Barreira de Coral, na Austrália, registrou seu pior episódio de branqueamento pelo segundo ano consecutivo. Os corais afetados por dois anos seguidos não poderão se recuperar, segundo cientistas do país.
Um aumento das temperaturas maior que 1,5ºC, um limite ambicioso incluído no Acordo de Paris, levaria, além disso, a uma alteração dos ecossistemas da bacia do Mediterrâneo inédita em 10.000 anos.
No entanto, a Terra se parece mais como um tapete persa – milhares de fios das mais lindas cores da fauna e da flora se entrelaçando para formar complexos padrões. Qualquer tentativa de colocar as ações para reverter o processo em uma ordem puramente cronológica seria como soltar os fios e organizá-los em uma sequência linear; o desenho se perderia. Não adianta ações pontuais; a humanidade toda tem que estar engajada em salvar nosso lar.