Termina nesta sexta-feira, 12 de agosto, o prazo para as famílias que estejam em averiguação cadastral atualizarem suas informações no Cadastro Único (CadÚnico). O procedimento é necessário para evitar a suspensão de benefícios a partir de setembro. A atualização começou em fevereiro e abrange 8 milhões de famílias.
O CadÚnico é o instrumento usado pelo governo federal para implementar o paamento do Auxílio Brasil e de benefícios como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e BPC. São consideradas em averiguação cadastral as famílias que tenham discordância entre os dados preenchidos e o cruzamento de informações com outras fontes.
Criado em março, o aplicativo do Cadastro Único informa se os cadastrados estão em fase de averiguação ou revisão, e o que devem fazer para regularizar seus registros. Há também o caminho pelo site. Além disso, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil recebem mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo.
Quando a família se inscreve no CadÚnico, ela se compromete a atualizar os dados sempre que há mudanças como morte de algum membro, nascimento, separação ou casamento, novo domicílio. Nesse caso, o próprio cidadão busca espontaneamente um CRAS ou posto do Cadastro Único. Mas o poder público, por meio do governo federal ou municipal, também pode convocar as famílias a fazer a atualização.
Nesta situação, o responsável familiar tem que comparecer ao Cras ou posto do serviço portando ou o título de eleitor ou o CPF. Para os demais membros da família deve ser apresentado um destes documentos: CPF, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Título de Eleitor.
Fonte: Bahia.ba