Terceira turma de Medicina da UFSB participa da Cerimônia do Jaleco

Cerimônia do Jaleco marca inicío dos estudos da 3ª turma de Medicina da UFSB. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

Na noite deste sábado, 19 de outubro, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) realizou a Cerimônia do Jaleco com a terceira turma do curso de Medicina. O espaço escolhido foi o Gran Premier Eventos, em Teixeira de Freitas.

O evento tem como objetivo acolher os novos acadêmicos, familiares e amigos, sendo feita a entrega da vestimenta da profissão. Um marco no início dos estudos e referência ao compromisso dos estudantes.

Solenidade marcada por emoção: a realização de um sonho

Durante a solenidade, ocorreu ainda o tradicional “juramento do jaleco” e a aula inaugural da turma, ministrada pelo professor doutor Antônio José Costa Cardoso. Ele abordou o tema Desafios para a formação e prática médica no século XXI.

A mesa foi composta por professores dos três campi da instituição (em Itabuna, em Porto Seguro e em Teixeira de Freitas), entre estes, coordenadores de curso, decanos, representantes de docentes, do centro acadêmico e de movimentos sociais.

O prof. dr. Antônio José ministrou a aula inaugural

Convidado para ministrar a aula inaugural, o prof. dr. Antônio José é médico graduado pela Universidade Federal da Bahia.

Essa é uma belíssima profissão que estão abraçando. Eles têm muita coisa para aprender e estudar. Acima de tudo, eles vão lidar com pessoas que sofrem e adoecem. A principal mensagem é que sejam bons seres humanos para cuidar de outros“, disse o professor.

A doutora Márcia Maria Moraes, representante do corpo docente de Medicina

Representando o corpo docente do curso de Medicina, a doutora Márcia Maria Moraes deu as boas-vindas a todos os presentes entre estudantes e convidados.

Essa turma traz um diferencial. Uma turma que chegou com muita fome de aulas teóricas e práticas, mas também muita sede de justiça, de respeito, de acolhimento e de saúde física e mental para seguir nessa caminhada“, comentou em seu discurso.

Enquanto docente desta universidade, espero poder compartilhar aprendizados e contribuir para ver rostos felizes desfilando com o tão sonhado jaleco branco e que Deus abençoe todos vocês“, concluiu a dra. Márcia Moraes.

A comissão organizadora do evento

A estudante Calila Alves, que compôs a comissão organizadora do evento, caracterizou o momento como um sonho concretizado.

É a consolidação dos três anos em Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Saúde da UFSB e, agora, os acadêmicos conseguem comemorar, celebrar esse momento tão importante nas nossas vidas“, disse a acadêmica.

Galeria de Fotos

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui