Tempo para servir

“Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.” (Lucas 10.33)

Tempo para servirO Reino de Deus veio a nós em Jesus e sua presença sempre questionará a maneira como vivemos. Seus preceitos e valores nos fazem entender que fé cristã é algo bem maior que apenas uma religião que possamos praticar em certo dia da semana, seguindo certa liturgia em nosso lugar de culto. A fé cristã pode envolver isso, mas é, sobretudo, um jeito de viver. Um jeito que envolve nossas prioridades e agenda. Não há fé cristã sem vida cristã. E não há vida cristã sem atitudes cristãs. A fé cristã envolve o que sabemos, nossos conceitos, mas se concretiza pelo modo como agimos. Por isso quando certo mestre da lei perguntou a Jesus qual seria o maior de todos os mandamentos, a resposta do Mestre acabou na estrada entre Jerusalém e Jericó, e expos a vida e as atitudes de um sacerdote, de um escriba e de um samaritano.

O sacerdote e o escriba eram legítimos representantes da elite religiosa judaica. E o samaritano não era nada aos olhos deles. Mas eram as atitudes do samaritano a resposta certa para a pergunta feita pelo religioso judeu. Era ele que estava cumprindo o mandamento. Ele parou para servir. Não porque estivesse desocupado, mas porque era importante. O sacerdote e o escriba reagiram de maneira completamente oposta. Estavam ocupados demais, suas agendas não cabiam ninguém além de si mesmos! Não foram capazes de agir com amor, mas certamente conheciam muito bem o mandamento do amor. Jesus nos mandou buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e uma das evidências de que estamos fazendo isso é se servimos a outras pessoas. Pois no Reino de Deus as pessoas servem, porque o Rei deste Reino veio a nós para servir (Mt 20.18).

Se não temos tempo para servir, onde está o Reino de Deus em nossa vida? Devemos ter cuidado para que, nos dizendo cristãos, não vivermos como quem ignora a Cristo. Uma vida egoísta e individualista, apenas preocupada com o que se pode ganhar, sempre fazendo contas, não é cristã! Poucos ensinos de Jesus são tão enfáticos quanto o ensino a respeito do servir. Ele tomou uma toalha e uma bacia e lavou os pés dos discípulos. E então declarou: “Vocês dizem que eu sou o Senhor e Mestre, e realmente sou. Pois bem, se sendo o Senhor e Mestre de vocês eu lavei os seus pés, vocês tem o dever de lavar os pés uns dos outros” (Jo 13.13-14). Temos obedecido esse ensino de Jesus? Em nosso tempo há tempo para servir o próximo? Se não, onde está o Reino de Deus em nossa vida? O samaritano “teve piedade”, não porque sentiu pena, mas porque parou, dedicou tempo e serviu. Agir como ele agiu não é um dom, é uma escolha!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui