Tempo: o que faço com ele e ele comigo?

“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3.1)

Tempo: o que faço com ele e ele comigo?Estamos seguindo para o final de mais um ano. Não temos mais muito tempo em 2015. O tempo passa depressa e parece que, com toda a tecnologia de hoje, tem passado cada vez mais rápido. O que ele tem feito com você? Essa pergunta coloca o tempo como um agente, um causador de resultados. E ele tem esse poder. Ele nos desgasta, nos envelhece, nos encurrala. Ele tem o poder de gerar efeitos físicos em nós. Alguns acham mais: acreditam em destino. Neste caso estaríamos à mercê dele – “quando chegar a sua hora…”. Pouco contariam nossas escolhas e decisões. “O que vale é o que está escrito”. Por mais que evidências me apresentem não creio nisso, pois creio no Deus de Jesus Cristo. Quem Ele é me diz outras coisas sobre o tempo e seu poder. “Há um tempo para todo propósito” não significa que há um destino traçado para cada um.

O que o texto nos ensina é que viveremos diversas experiências ao longo do de nossa vida e que não temos como controlar isso. Nem tudo será como queremos e quando queremos. Precisamos ser sábios para viver cada momento com suas peculiaridades. O tempo, nosso espaço de vida, é uma dádiva de Deus. É nosso campo de ações e escolhas. O templo é a estrada por onde anda a vida e nela é impossível dar marcha ré. E o modo como usamos o tempo nos define como pessoas. Viver é tornar-se alguém e o pior erro da vida é tornar-se quem não gostaríamos de ser. O tempo é irrecuperável, é inestimável em seu valor. Não ter mais tempo é a falta que mais faz sofrer. Por isso o tempo precisa ser valorizado por nós. Precisamos de Deus para lidar com o tempo. Jogar o tempo fora ou apenas passar o tempo não são escolhas sensatas. Deus tem propósitos!

Jesus nos pediu para priorizar o Reino de Deus e isso envolve o tempo. Nas Escrituras somos alertados sobre cuidar, valorizar e nos dedicar a certas coisas e isso envolve tempo. Deus é eterno e é o Criador do tempo! Devemos adorá-lo com o nosso tempo. Diversão, descanso, trabalho, estudo, tudo nos pedirá tempo e podemos ter tempo para tudo. E nos cabe lidar com isso! Dar tempo a algo é dar a vida. Não se tratam apenas de horas, mas da existência. A sabedoria que precisamos está em Deus. Respeita-lo como Deus é o princípio da sabedoria (Pv 1.7). Por isso há uma pergunta importante para respondermos: O que Deus tem a ver com sua agenda? Nos próximos dias o tempo será nosso tema. O ano está terminando, mas ainda há tempo para cuidar melhor do nosso tempo!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui