“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.” (Provérbios 1.7)
Você entende a palavra “temor” quando aplicada ao modo como devemos nos relacionar com Deus? Não é fácil entender. Afinal, temer e ter medo significam a mesma coisa para muitos de nós. No passado as crianças (entre elas eu) aprendiam sobre o temor a Deus cantando: “cuidado olhinho no que vê, cuidado mãozinha no que pega, cuidado pezinho no que pisa… o Salvador no céu está olhando pra você!” Eu achava isso assustador! Via um grande olho divino sobre minha cabeça e uma voz poderosa me dizendo: “Cuidado! Estou vendo você!” Mas hoje sei que temer a Deus não se trata disso, de sentir-se acuado e exposto, sendo obrigado a comportar-se.
Por causa de quem Deus é, porque nos ama e é cheio de misericórdia, seu poder e santidade não colocam nossa vida em risco. Temer a Deus envolve levarmos a sério o que Ele leva a sério, considerar ruim o que Ele considera ruim e nos desviar do que Ele se desviaria. Significa também, do ponto de vista positivo, considerar bom o que Ele considera bom e buscar o que Ele próprio buscaria em nosso lugar. Temer a Deus é levar a sério quem Ele é e Seu amor por nós. É levar a sério Seu caráter e respeitar Sua autoridade. O temor a Deus alimenta e fortalece nossa retidão e justiça. O temor ao Senhor nos faz pessoas éticas, pessoas mais justas.
Quando José se viu diante da oferta da mulher de Potifar, que o desejava e queria seduzi-lo, ele temeu ao Senhor. Ao agir assim José escolheu o caminho da sabedoria e da disciplina. As coisas ficaram difíceis para ele, mas seus problemas estavam do lado de fora e não em seu interior. E ele acabou tornando-se um grande líder que salvou o Egito da miséria e sua própria família da morte. Nossos atos maus são fruto de nossa falta de temor, de reconhecimento da autoridade de Deus. O temor ao Senhor nos afasta do mal e nos dá discernimento para viver. Leve Deus mais a sério. Quando não fazemos isso, nossos caminhos acabam nos levando ao sofrimento, perda e tristeza.