“As pessoas que vêm aqui, sempre têm aquela boa vontade, então a gente sente que está realmente sendo bem acolhido, bem apoiado, e o que eu tenho a dizer é que vocês estão de parabéns, continue assim que vocês estão de parabéns”, foi com essas palavras que Antônio dos Santos avaliou o Programa Melhor em Casa. Em Teixeira de Freitas, dezenas de pacientes desfrutam do sistema de internação domiciliar e são acompanhados diariamente por uma equipe multiprofissional, assim o Governo Municipal promove, em parceria com o Governo Federal, mais dignidade e qualidade de vida aos teixeirenses.
Antônio é filho de Otelina Santana, uma das atendidas pelo Programa. Além de elogiar a iniciativa e a equipe que realiza o Melhor em Casa, ele contou que “agora que minha mãe está no Melhor em Casa, está melhor mesmo, está recuperando e a equipe está sendo muito cuidadosa… O semblante dela já mudou”. Por meio do Programa Melhor em Casa, os pacientes do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), que se enquadram no perfil, têm a oportunidade de ser internados em casa.
Mauro Maurício Peixoto é um dos pacientes que está sendo acompanhado pelo Programa e, ao ser perguntado sobre o Melhor em Casa, abriu o sorriso: “estão me tratando como deve ser, estão tratando os pacientes como devem ser tratados, muito bom mesmo”. A iniciativa visa, exatamente, promover a dignidade e a qualidade de vida a esses pacientes, que são acompanhados e tratados no conforto do lar, ao lado de familiares e amigos.
“Eu fiquei com medo de ser internado, por conta das lutas que são muito grandes. Agora eu estou melhorando devagar, em casa a pessoa tem outro conforto”, comentou Mauro Maurício, que recebe a visita da equipe do Programa duas vezes ao dia e considerou “é uma deferência muito grande, Deus abençoe que tenha outros desse jeito”.