Nesta sexta-feira, dia 30, aconteceu a solenidade de encerramento do Estágio de Práticas Policiais (EPP) da Polícia Civil/8ª Coordenadoria de Polícia do Interior, de Teixeira de Freitas. O curso teve duração de 10 dias, com carga horária de 100 horas.
O curso, promovido pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), foi ministrado pela Coordenação de Operações Especiais (COE) a 23 delegados, investigadores e escrivães.
Durante o período, os policiais civis de Teixeira e de algumas cidades da região participaram de aulas teóricas e práticas de armamento e tiro, abordagem policial, gerenciamento de crise, planejamento operacional, entrada tática, entre outros temas.
Uma atividade prática também foi realizada no bairro São Lourenço.
Segundo a delegada Valéria Chaves, coordenadora da 8ª Coorpin, a sociedade pode esperar o melhoramento da atuação dos agentes.
“É um estágio programado pela Acadepol, com autorização do nosso delegado-geral, Bernardino Brito. é feito de tempos em tempos e, ao final de um ciclo, todas as coordenadorias terão recebido o curso“, disse a delegada.
O delegado André Viana, coordenador de treinamento do COE, explicou que a capacitação feita traz os conhecimentos mais valiosos do país e da polícia norte-americana.
“É um instrumento para que a Polícia Civil faça um trabalho inovador e, ao mesmo tempo, trazendo oxigenação aos policiais, com novas técnicas, visando maior eficiência“, disse.
O curso aconteceu em parceria com a Polícia Militar e outros amigos da polícia, reconhecidos com troféus durante o evento.
O subcomandante do 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, capitão PM Álvaro, ressaltou que cada instituição tem suas responsabilidades, mas a parceria decorre do próprio formato constitucional.
“Aqui em Teixeira de Freitas, isso é mais evidente e bem efetivo, pois toda a cúpula das polícias caminha irmanada com o fim único que é a segurança pública da nossa região“, disse.
O 13º Beic cedeu espaço físico, assim como o Clube de Tiro da cidade.
A solenidade de entrega de certificados e troféus ocorreu na Câmara de Vereadores, na presença do presidente da Casa, Ronaldo Cordeiro, e do colega Wildemberg Guerra ‘Sargento Berg’, que foram homenageados como amigos da Polícia.
“Foi um belo acontecimento realizado no plenário Francistônio Alves Pinto e demonstra a capacitação desses profissionais de segurança, que são essenciais nas nossas vidas. Todos estão de parabéns”, disse Ronaldo Cordeiro.