Teixeira: Semana de prevenção à sífilis é realizada

Da redação

Em iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Municipais, foi promovida em Teixeira de Freitas a ‘Semana de Luta Contra a Sífilis. No sábado, 20, foi o Dia D da luta em várias cidades brasileiras, inclusive em Teixeira de Freitas, onde foi instalado, na Praça da Bíblia, um posto tipo ‘Fique Sabendo’ para esclarecer sobre a doença e fazer testes treponêmicos, que podem detectá-la em seu início, facilitando a cura. No dia 18 de outubro, o atendimento nos bairros esteve no Postinho do Liberdade 2, fazendo esse trabalho.

A enfermeira Mirella Pires dos Santos, graduada pela UESC e que atende no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento para HIV, Sífilis e Hepatites virais) explica que a sífilis é uma doença que se contrai através da relação sexual e pode passar também da mãe para o filho durante a gestação. “A sífilis tem vários estágios e, em sua fase mais aguda, ataca o coração podendo levar a óbito”, explica.

Na Bahia, os casos de sífilis têm aumentado além do razoável e daí essa semana de prevenção. “É muito importante o diagnóstico rápido, mas o mais importante é a prevenção, que se dá através do uso do preservativo. O teste é importante e há uma estatística que mostra que o homem é refratário a fazê-lo, aumentando o risco de contágio”, ensina a enfermeira Mirella. “Estamos notando um aumento nos casos de sífilis na região, o que mostra o quanto a prevenção, através do uso de preservativos, é importante”, reforça.

Maiores informações podem ser conseguidas no CTA, na Rua Rondônia, 103.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui