Na tarde desta terça-feira, dia 14, Teixeira de Freitas sediou o Encontro Regional de Queijarias do Extremo Sul no auditório do Lord Plaza Hotel. O evento reuniu produtores de queijos que buscam aplicar o projeto de desenvolvimento de queijarias na região.
Com realização do Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e Sistema Faeb/Sena, o encontro teve a participação de um dos maiores nomes do Brasil na produção de queijo artesanal, João Carlos Leite, conhecido como Joãozinho da Canastra.
Presidente das Associações Mineiras dos Produtores de Queijo Artesanal (Amiqueijo) e dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), Joãozinho da Canastra apresentou os principais desafios enfrentados pelo ecossistema de produção de queijos da sua região e as formas de enfrentamento.
“Me convidaram para relatar nossa experiência com queijo de leite cru lá da Serra da Canastra, que se tornou referência no Brasil, e convidar os produtores aqui de Teixeira de Freitas e região, toda a Bahia e todo o Nordeste para também se organizarem e lutarmos em defesa dessa cadeia produtiva”, disse.
Ele ainda considera o queijo artesanal como uma obra de arte, em que cada produtor deixa sua marca regional. A mensagem deixada é que todos os parceiros se unam e busquem o registro de marca, para que a gastronomia regional seja engrandecida.
Alex Brito, gerente regional do Sebrae, falou sobre a importância do evento para o setor. “A gente está importando de Minas Gerais grandes e importantes conhecimentos, assim como a Bahia tem muita coisa para exportar. É um parceiro importante que estamos trazendo nesse esforço conjunto para trazer informações importantes”.
José Carlos da Rocha, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Teixeira de Freitas, considerou o assunto pertinente para Teixeira de Freitas se toda a região inserida nesse projeto. “A pecuária nossa é muito forte e tem crescido muito na engorda, de corte, e também na produção de leite. A gente fica feliz em saber que o extremo sul está sempre debatendo os assuntos inerentes ao desenvolvimento regional”.
Os queijos produzidos na região da Serra da Canastra tornaram-se famosos, sendo considerado um produto diferenciado, cobiçado por consumidores e chefs de todo o país, o que resultou no crescimento econômico para a região, agricultores e produtores em geral.
Joãozinho da Canastra é também fundador e atual presidente do Sicoob Saromcredi em São Roque de Minas (MG). Em seu currículo são mais de mil palestras ministradas por todo o país e participação em missões técnicas na Europa, além de diversos cursos, treinamentos e fóruns.
Estiveram presentes no evento personalidades como: Alessandra Costa, diretora executiva do Consórcio Construir; Alex Chaves, vice-prefeito de Itanhém; Gilson Liberado, coordenador regional do Senar; Elenita Garcia, secretária de Agricultura de Teixeira de Freitas; Marcos Vitorio, supervisor de Crédito do Sicoob Extremo Sul; Nayara Guedes, gerente da CDL Teixeira de Freitas; representantes dos Sindicatos de Produtores Rurais Regionais, empresários e equipe Sebrae.