Teixeira: Secretaria de Educação promoverá encontro com famílias de estudantes especiais

“Uma escola inclusiva é uma escola das diferenças e não dos diferentes” (Mantonan).

O Núcleo de Apoio a Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Teixeira de Freitas realizará o 1º encontro com a Família dos alunos atendidos na educação especial. O encontro será nesta sexta-feira (10) as 16h, na Câmara Municipal, com objetivo “de discutir sobre a educação inclusiva e afirmar a importância da participação da família na vida escolar do filho”, conforme explicou a Coordenadora do Núcleo, Elizete Costa dos Santos Oliveira.

A Educação Especial Inclusiva caracteriza-se como novo princípio educacional, cujo conceito fundamental defende a heterogeneidade na classe escolar, defendendo que todos podem aprender, cada um em tempo, ritmo e do jeito que lhe for propício. No município de Teixeira de Freitas a Educação Especial é promovida sistematicamente nos diferentes níveis e modalidades do ensino.

Na rede pública municipal de ensino de Teixeira de Freitas, a Educação Especial apresenta avanços significativos para sua consolidação. O Governo Municipal, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), está implantando as Salas Multifuncionais; são espaços com profissionais especializados, materiais didáticos e pedagógicos necessários para o Atendimento Especializado aos alunos que possuem deficiência. Neste ano, foi matriculado um grande número de alunos com deficiência nas escolas de ensino comum. A inclusão desses alunos foi facilitada a partir da contratação de cuidadores. São 63 profissionais de apoio que prestam auxílio individualizado aos estudantes que não realizam atividades com independência.

O município conta com o Centro de Referência em Educação Inclusiva – CREI, que tem por finalidade atender e dar suporte às escolas da rede Municipal de Teixeira de Freitas através de escutas, avaliações, acompanhando o atendimento dos alunos com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Altas Habilidades/Superdotação.

Outro espaço vinculado à Secretaria de Educação é o Programa Educação Esperança, um espaço de intervenção terapêutica multiprofissional nas áreas de Psicopedagogia, Fonoaudiologia, Pedagogia e Arte terapia. Acolhe, avalia e realiza atendimentos aos estudantes (crianças e adolescentes) com dificuldades de aprendizagem, não vinculadas à deficiência, acompanhamento e orientação aos professores e familiares.

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui