Teixeira registra 47 novos casos de covid-19 e salta para 221 o número de confirmados

Teixeira de Freitas registra nesta terça-feira, 2 de junho, 221 casos confirmados do novo coronavírus (covid-19). A Secretaria Municipal de Saúde informa que são 47 novos casos positivos confirmados hoje em comparação aos números oficiais do dia 01/06.

Em nome da saúde pública, a Gestão Municipal recomenda: fique em casa. Quem precisa sair, tem que usar máscara. Na rua, use álcool 70º para higienizar mãos e objetos. Ao chegar em casa, lave muito bem as mãos com água e sabão. Não entre em casa calçando os sapatos que usou na rua. Evite visitar ou receber visitas. Caso esteja com quaisquer sintomas de gripe, faça o isolamento social.

Em Teixeira de Freitas, os números atuais são de: 221 casos positivos. Destes, temos 62 casos positivos já recuperados. São 269 casos descartados e 55 casos suspeitos aguardando o resultado da análise pelo LACEN. Considerando o total de casos positivos, em comparação aos já recuperados, afirma-se: há em Teixeira de Freitas, nesta data, 159 casos ativos.

Com relação à ocupação de leitos no HMTF, a UTI Covid-19 está com 100% de ocupação e a enfermaria Covid-19 está com 50% de ocupação. Essas pessoas permanecem monitoradas pela Vigilância Epidemiológica ou pela Atenção Básica e com sintomas da covid-19.

O que fazer em caso de sintomas da covid-19?

Antes de tudo, é preciso entender quais os sintomas da covid-19. Os mais comuns se assemelham a uma gripe: febre acima de 37,8ºC, mal-estar, tosse e outros problemas respiratórios, como coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar. A doença também possui outros sintomas menos conhecidos, como perda de olfato e paladar, dor nos músculos e nas articulações e problemas gástricos, como enjoo e diarreia.

É justamente pela semelhança com outras doenças, como a gripe, que não se deve correr para o hospital ao menor sinal de febre e tosse. Motivo: isso pode sobrecarregar o sistema de saúde. Além disso, caso você não esteja com Covid-19, ir a um ambiente hospitalar te coloca em risco de contaminação.

Se você apresentar sintomas leves de Covid-19, a recomendação do Ministério da Saúde é fazer o isolamento domiciliar por 14 dias. Se possível, como pede a Organização Mundial da Saúde (OMS), que a quarentena se estenda para todos que moram na sua casa. Nesse momento, a informação é sua melhor aliada. Na Bahia, o canal de informações é o Disque 155.

Critérios para os exames da Covid-19

No Sistema Único de Saúde (SUS), a coleta de amostras para a realização do exame RT-PCR, que é o padrão ouro para a identificação do genoma viral, deve ocorrer em cinco situações: pacientes internados com suspeita de coronavírus, independente da gravidade; pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de Covid-19 ou que tenham tido contato com casos confirmados de coronavírus, mesmo que assintomáticos; pacientes que foram a óbito com suspeita de Covid-19, cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida; e em indivíduos institucionalizados durante investigação de surtos da doença.

AUMENTA NÚMERO DE BAIRROS COM REGISTRO DE CASOS POSITIVOS:

CASTELINHO
ALTO DO TANCREDO
ARCO VERDE
BELA VISTA
BOM JESUS
BONADIMAN
CENTRO
COLINA VERDE
EIXO SUL
ESTÂNCIA BIQUINI
JARDIM CARAÍPE
JARDIM EUROPA
JERUSALEM
KAIKAN SUL
LIBERDADE I
LIBERDADE SUL
LOTEAMENTO NANUQUE
LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
MIRANTE DO RIO
MONTE CASTELO
NOVA AMERICA
NOVA CANAÃ
NOVA TEIXEIRA
OURO VERDE
RECANTO DO LAGO
REDENÇÃO
SÃO LOURENÇO
SÃO PEDRO
SETOR BAHIA SUL
TANCREDO NEVES
TEIXEIRINHA
ULISSES GUIMARÃES
URBIS 3
VILA CARAÍPE
VILA VARGAS
VILA VERDE
WILSON BRITO
DISTRITO DE SANTO ANTÔNIO

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui