Ver uma criança ocupando funções inadequadas para sua idade ainda é uma infeliz realidade no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), feita em 2016, havia 2,4 milhões de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em situação de trabalho infantil, o que representa 6% da população (40,1 milhões) nesta faixa etária.
Nesse dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, Teixeira de Freitas se uniu nesta luta e realizou um evento de conscientização na Praça da Prefeitura.
Com população estimada em 2016 pelo IBGE de mais de 159 mil habitantes, Teixeira de Freitas ainda conta dados de trabalho infantil que estão sendo combatidos, como explica o secretário de Assistência Social, Gilberto Souza. Ele ressalta que os trabalhos de combate a esta prática são constantes.
“Temos trabalhado para fortalecer este combate ao trabalho infantil para que as crianças estudem, tenham seu lazer, nossa equipe do Aepeti tem ido em feiras livres e diversos locais para conscientizar, além disso oferece também palestras nas escolas”, disse.
A ação foi organizada pela Secretaria de Assistência Social, através do Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) com o tema “Infância é para sonhar, não para trabalhar”.
A coordenadora do Aepeti em Teixeira de Freitas, Maria Aparecida Lima Neres, contou que todo este mês de junho terá ações para chamar atenção da população. “Iniciamos com as divulgações em meios de comunicação, já fizemos panfletagem na BR-101 e estamos realizando palestras nas unidades dos Cras e em escolas municipais”, informou.
Ela ainda explicou que este combate ao trabalho infantil é mais abrangente por ser realizado em rede de parceiras com outras Secretarias. “Temos parceria com as Secretarias de Educação, de Saúde e de Esporte, pois nosso trabalho no Aepeti é feito através de uma rede socioassistencial, pois dessa forma fortalecemos essa atuação e ela se torna muito mais eficaz”, finalizou.