Teixeira: Projeto Guarda Sangue Bom desperta solidariedade e incentiva a doação de sangue

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Segurança com Cidadania, realiza o Projeto Guarda Sangue Bom, que tem por objetivo incentivar o ato solidário da doação de sangue. Com o apoio do Hemoba Tx., toda a comunidade teixeirense está sendo convidada a participar do Projeto, que será intensificado até o dia 10 de outubro, em comemoração ao Dia Nacional da Guarda Municipal.

O projeto é coordenado pelo Departamento da Guarda Municipal e foi iniciado em 2013, com o objetivo de incentivar os membros da GMTF à doação de sangue, reunindo na ocasião mais de 40 profissionais. No ano seguinte a ação contou com mais de 60 doadores, a adesão este ano já supera as expectativas. Voltado inicialmente aos membros da Guarda, este ano o Projeto visa alcançar, também, familiares, amigos e toda a comunidade teixeirense.

“Nós queremos conscientizar, mostrar a importância da doação”, explica o coordenador do Projeto GM Josinaldo Cruz. “Nunca se sabe para quem vai esse sangue, pode ser que amanhã, seja uma pessoa da sua família, é uma corrente do bem, um puxa o outro… É uma multiplicação de vidas”, destacou.

De acordo com o diretor do Departamento da Guarda Municipal GM Gilson Vieira, após o Projeto, os guardas passaram a doar sangue com maior regularidade, pois tornaram o ato um hábito, graças ao despertamento para a solidariedade. Estima-se que, no Brasil, cerca de 5 500 bolsas de sangue são necessárias diariamente, dado que reforça a importância do Projeto Guarda Sangue Bom e do envolvimento da comunidade.

Você pode doar!

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 Kg, estar descansado e alimentado no dia da coleta e apresentar documento oficial com foto.

São impedidos de fazer a doação pessoas resfriadas ou com gripe, durante a gravidez (90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana) e a amamentação, pessoas que ingeriram bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes, tatuagens e piercing feitos nos últimos 12 meses, tratamento dentário (de um a sete dias) e situações nas quais houver maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, dentre outras a serem avaliadas.

Para outras informações, ligue:

HEMOBA: 0800 710900/ 3011 2740 e 3011 2739

 

Ascom da prefeitura

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui