Teixeira: prisão de motorista de van escolar acusado de estupro passa a ser preventiva

Teixeira: prisão de motorista de van escolar acusado de estupro passa a ser preventiva
A delegada Valéria Chaves, titular da Deam/Teixeira de Freitas. Fotos: Reprodução/TV Santa Cruz

Durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (11), a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Teixeira de Freitas, Valéria Chaves anunciou que a Justiça converteu a prisão temporária de Marcus Vinicius Nascimento Matos, de 38 anos, conhecido como tio Marcus da Van, para preventiva.

Ele é acusado de estuprar uma criança e está atualmente detido na carceragem da delegacia territorial, aguardando transferência para o presídio.

A mãe da vítima foi quem fez a denúnica no início de outubro na Deam. A partir daí, a polícia iniciou as investigações. Logo depois, a prisão temporária de Marcus Vinicius foi decretada. A delegada Valéria Chaves explicou que a prisão temporária precisou ser prorrogada até a conclusão do inquérito, quando foi solicitada a conversão para prisão preventiva.

Relembre aqui: Motorista de van escolar sofre acusação de estupro e tortura; ele negou ao se apresentar à polícia

Ele agora está preso preventivamente, ou seja, sem período, a temporária tem o prazo de 30 dias, preventivamente não. Não tem prazo“, afirmou a delegada Valéria Chaves.

Teixeira: prisão de motorista de van escolar acusado de estupro passa a ser preventiva
Marcus Vinicius deve ser transferido pra o presídio

De acordo com a polícia, os crimes ocorreram entre 2017 e 2020, período em que o motorista foi contratado para levar e buscar a menina na escola. Os abusos começaram quando a vítima tinha apenas sete anos. As investigações duraram dois meses, durante os quais 12 pessoas foram ouvidas. A polícia encontrou fortes indícios contra o acusado, baseados no material apreendido e periciado.

Aprendemos o celular. Um dos celulares dele, ele mesmo apresentou. Os peritos encontraram dentro da van, debaixo do assoalho da cadeira do motorista, um celular escondido. Esse escondido, debaixo da van, em momento algum ele falou. Então ele foi encontrado, encontramos pendrives, a van foi toda periciada, mas temos que lembrar que esta van não era a van utilizada na época dos fatos. Vamos também ressaltar que, no dia do depoimento especial dela, ela contou tudo em detalhes como ocorriam os fatos. Então, como eu disse, a Polícia Civil precisa ter fortes indícios de autoria e a materialidade. E isso no entendimento desta autoridade policial ficou comprovado nos autos e por isso o indiciamento dele“, detalhou a delegada.

Marcos Vinícius permanece preso na carceragem da delegacia territorial de Teixeira de Freitas e deve ser transferido em breve para o presídio da cidade. Ele é acusado de estupro de vulnerável e pode ser condenado a uma pena de 8 a 15 anos de prisão. Em depoimento à polícia, ele negou o crime e afirmou não conhecer a menina. A polícia, no entanto, acredita que possam existir outras vítimas.

Nega o crime, nega que conhece a menor, nega que conhece a família, nega tudo. É um direito dele negar como é o dever da polícia provar que aconteceu o crime, e que ele é autor. Nós vamos continuar investigando essa situação porque acreditamos que há outras vítimas“, concluiu a delegada.

O advogado de Marcus informou que o inquérito policial foi remetido ao judiciário e está em segredo de justiça e que “requeremos a habilitação para analisar com cautela”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui