O auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas foi palco, nesta sexta-feira (17/10), de um momento histórico para o município: a implantação dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional. Este evento foi possível graças a uma parceria entre o município e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a qual tem seu polo de saúde no Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas. Compareceram autoridades e personalidades locais ligadas ao ensino superior, médicos e outros profissionais da área da saúde, além do prefeito João Bosco, médico cardiologista por formação; do Magnífico Reitor da UFSB, professor doutor Naomar de Almeida Filho, os secretários municipais de Saúde, Eujácio Dantas e de Educação, Ariosvaldo A. Gomes, e outros de demais pastas, bem como vereadores, representados na ocasião por Tomires Barbosa “Miro”. A Camerata 9 de Maio, sob a regência do maestro Orley, executou os hinos do Brasil e do município, sendo o último interpretado pela pequena Maria Eduarda.
Até a concretização deste momento várias ações foram necessárias, partindo do âmbito Federal, como a criação do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, criado em 2013 com a missão de melhorar os atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecer a Atenção Básica, Melhorar Unidades de Atendimento aos Pacientes e diminuir a carência de médicos. Este programa e suas ações, são reflexo de uma pesquisa realizada pelo IPEA em 2011, que apontou que para 58% dos brasileiros, os principais problemas com a Saúde Pública tinham relação com o baixo número de médicos no país, que nesta época, era de 1,8 profissional para cada mil habitantes. Para atingir os objetivos do programa, o Governo Federal realizou chamadas de profissionais de saúde, ampliação de 11,5 mil vagas de graduação em Medicina e de 12,4 mil novas vagas em residência.
A partir do Mais Médicos, Teixeira de Freitas, graças ao diálogo e vínculo direto do Governo Municipal com o Governo Federal, conquistou 19 médicos estrangeiros, assinou Termo de Compromisso entre a Secretaria de Saúde, o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês, conquistou a Formação de Gestores e preceptores de Residência Médica, já em curso; além da própria conquista do polo de saúde da UFSB, que será fortalecido nas residências médicas com o programa desenvolvido no município, “Melhor em Casa”. Agora, o município passa para o pleito de 4 Residências Médicas (medicina de família e comunidade, clínica médica, cirurgia geral, ortopedia e traumatologia) e 1 Multiprofissional (enfermagem, fisioterapia, odontologia, serviço social, nutrição, psicologia, farmácia, educador físico, biomedicina).
Durante a cerimônia de implantação, o vereador Miro destacou que a implantação da residência é parte de um processo maior de desenvolvimento que está acontecendo na cidade e mencionou: “ este ganho é incomparável se a gente considerar o que se tinha antes no município quando se tratava de saúde”, já o secretário de Educação citou Paulo Freire para salientar a importância da educação como instrumento de inserção e ganho social. O secretário de Saúde Eujácio Dantas, fez uma abordagem histórica para o momento, rememorando as primeiras faculdades implantadas no Brasil e a carência que novos investimentos que percorreu séculos, “ mas hoje vivemos numa realidade diferente e nós, do Extremo Sul da Bahia, podemos comemorar a implantação de uma Universidade Federal em nossa localidade”, disse.
Ao tratar das residências, o magnífico reitor, professor doutor Naomar descreve a prática como uma atividade que “confirma credibilidade e qualidade da formação, como forma de treinar sujeitos para a prática concreta”, e lembrou que a Prefeitura de Teixeira de Freitas lidera o pleito as residências para multiprofissionais de saúde. Doutor Naomar finalizou agradecendo e parabenizando o gestor municipal pelo empenho empreendido e parceria pelo sucesso das ações da UFSB.
“Esta é a Universidade da cidadania, porque sai do seu caráter primeiro de Universidade, de atendimento aos monarcas e burgueses, e vai atender no contexto sociocultural local, conhecendo de perto a realidade da população e mantendo seus estudantes no seio de suas tradições”, analisou o prefeito médico, que fez menção à rapidez com que a Universidade se instalou e progride na sociedade teixeirense. Concluindo, o prefeito disparou: “ Somos uma cidade polo, e toda cidade polo deve ser uma cidade Universitária, só assim o desenvolvimento e o amparo necessário para a região serão conquistados”. Em 27 de novembro deste ano, Teixeira de Freitas realizará sua primeira Mostra de Saúde, com apresentação de trabalhos científicos.
Fonte: Ascom da prefeitura