Teixeira: Prefeitura adere ao Programa Melhor em Casa

Teixeira: Prefeitura adere ao Programa Melhor em Casa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Prefeitura de Teixeira de Freitas, através de sua Secretaria de Saúde, lançará nesta quinta-feira (03) o Programa de Internação Domiciliar “Melhor em Casa”, ligado ao SUS/ Ministério da Saúde. O evento será realizado no Auditório da própria Secretaria, em frente à Rodoviária, às 9 horas. Sob a temática “ A Segurança do Hospital no conforto do seu lar”, a atenção domiciliar consiste numa modalidade de atenção à saúde substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde.

Este sistema se sustenta por meio de uma equipe de saúde multidisciplinar, que assiste os pacientes, ao mesmo tempo em que eles permanecem sob os cuidados afetuosos dos familiares. Este atendimento deverá ser organizado em três modalidades, definidas a partir da caracterização do paciente cuidado e do tipo de atenção e procedimentos utilizados para realizar o cuidado dos mesmos, chamados de AD, sendo:

AD1: destina-se aos usuários que possuam problemas de saúde controlados/compensados e com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, que necessitam de cuidados com menor frequência e menor necessidade de recursos de saúde.

AD2: destina-se aos usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuos, podendo ser oriundos de diferentes serviços da rede de atenção.

AD3: A modalidade AD3 destina-se aos usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, com necessidade de maior frequência de cuidado, recursos de saúde, acompanhamento contínuo.

Para aderir ao componente Atenção Domiciliar da Rede de Atenção às Urgências, a Prefeitura de Teixeira de Freitas encaminhou ao Ministério da Saúde o Detalhamento do Componente Atenção Domiciliar do Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências e o Projeto de Implantação da Atenção Domiciliar. O Detalhamento do Componente Atenção Domiciliar do Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências foi aprovado por resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui