Teixeira: Prefeito João Bosco assina termo para funcionamento da UFSB

Teixeira: Prefeito João Bosco assina termo para funcionamento da UFSB

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A manhã desta sexta-feira (15) marcou o encerramento do 5º Seminário Pedagógico para a implantação e funcionamento da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O evento foi realizado em Teixeira de Freitas, no Campus X da Uneb. Teixeira sediará o Campus Paulo Freire com núcleo de Saúde. As aulas serão iniciadas em 11 de setembro deste ano e, nestes primeiros momentos, os estudantes serão recebidos na Praça Joana Angélica, bairro Monte Castelo. O prédio tem 8.879,00 m² e sua concessão à Universidade foi concretizada hoje, quando o prefeito João Bosco Bittencourt assinou o termo de permissão de uso. Na mesma ocasião os docentes assinaram a carta de fundação da Universidade.

A assinatura se deu durante o encerramento do Seminário na presença de 90 professores que componentes da instituição e toda a reitoria. O próprio reitor Naomar de Almeida recebeu o documento das mãos do prefeito, que também estava acompanhado do procurador geral do município Ali Abutrabe.

A presença deste Campus em Teixeira de Freitas gera renda direta e impulso no comércio, bem como, cria condições de manter os jovens teixeirenses perto de suas famílias durante a formação acadêmica, o que melhora a qualidade de vida dos jovens e traz tranquilidade às famílias. Além destes ganhos, há uma série de benefícios intangíveis, como o crescimento da criticidade da comunidade, a melhoria nos serviços ofertados e o senso de politização e civilidade.

Em discurso, João Bosco falou aos doutores e mestres da construção da democracia no país e de seu fortalecimento através dos investimentos na educação, ele aproveitou para explanar acerca dos investimentos que o município realizou na área da Saúde, sobretudo, da Saúde Básica e convidou os docentes a manterem um diálogo aberto e não formal com a comunidade, visando a troca de experiências e o crescimento mútuo.

A UFSB é uma instituição de ensino superior pública criada pela lei nº 12.818 de 5 de junho de 2013. Sua reitoria será instalada na cidade de Itabuna, com o Campus Jorge Amado, com mais dois campi em Teixeira de Freitas (Paulo Freire) e Porto Seguro (Sosígenes Costa). Em Teixeira de Freitas, será atendido o núcleo de Saúde, entre os cursos está o de Medicina, e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. Somente para Medicina, 80 vagas já foram asseguradas.

A USFB funcionará com três quadrimestres/ano e o ingresso será em bacharelados interdisciplinares e os Colégios Universitários receberão estudantes pelo Enem, porém, com edital próprio, ou seja, fora do Sistema Nacional. O grande objetivo destes Colégios é impulsionar a entrada de estudantes da região na Universidade, proporcionando isonomia de condições para o ingresso.

 

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui