“A temática da igualdade racial no ensejo da educação infantil foi abordada pela historiadora e professora mestra Liliane Cordeiro. Centenas de profissionais da Educação Infantil participaram do momento promovido pela Secretaria Municipal de Educação”
O salão do Escola Vila Vargas estava lotado, a temática da igualdade racial ornamentou o espaço em esculturas de madeira, objetos e ilustrações. As coordenadoras do Nape Infantil, Janine Mendes dos Santos Souza, Késia Duarte e Yolanda Mendes de Jesus Amaral, escolheram as abordagens e levaram a historiadora e professora mestra Liliane Cordeiro para a ministração. De maneira enérgica e clara, a palestrante manteve a atenção dos presentes até o final. Assim foi o lançamento do tema “Educação Infantil e Práticas promotoras de Igualdade Racial”, no último dia 23, evento do Governo Municipal, via Secretaria de Educação e Cultura/ Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação Infantil.
A escolha do tema deu-se pela necessidade de se responder a alguns questionamentos, tais como: Como trabalhar o tema da diversidade racial com as crianças? Quais as melhores iniciativas para combater o preconceito manifestados pelos alunos? Como alimentar a autoestima dos estudantes e o orgulho em serem exatamente como são? Esta temática tem a missão de nortear a educação com vistas a isonomia racial. A noite de lançamento foi marcada pela troca de informações e conhecimentos. A palestrante abordou dois prismas do assunto, sendo: “Marcos Legais do estudo da Cultura Afro na escola” e “História da população negra e influências na história do povo brasileiro”. Durante suas abordagens, Liliane desafiava a plateia a identificar nos seus próprios gestos rotineiros, ações que denotam o racismo e, que na maioria das vezes, sequer são percebidos desta forma.
A diretora Pedagógica do município Eliene Costa, presente ao evento, avaliou que a escola pode contribuir para a diminuição do preconceito trabalhando atitudes antirracistas, o que foi ratificado por Yolanda Mendes, ao citar que estas ações devem “buscar a construção de uma autoimagem positiva das crianças negras e que o melhor é que seja iniciada esta abordagem na educação infantil, por se tratar de uma etapa muito importante na construção da criança como sujeito”. “Ao observar os nossos pequenos, nós já percebemos que nesta faixa etária eles já tem uma identidade negativa relativa ao grupo étnico a que pertencem, é isso que pretendemos reverter”, concluiu Janine Mendes.
Fonte: Ascom da prefeitura