Teixeira: pacientes e acompanhantes reclamam das instalações de espera na Unacon

 

Teixeira: pacientes e acompanhantes reclamam das instalações de espera na Unacon. Fotos: João Alcides/OSollo

Nesta segunda-feira, 08 de fevereiro, a reportagem do jornal OSollo foi procurada por populares que aguardavam atendimento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), situada no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), os quais estavam insatisfeitos com o espaço destinado à espera.

Sentados em cadeiras plásticas sob toldos instalados do lado de fora, medida tomada após a pandemia, evitando aglomerações no espaço interno, os acompanhantes e pacientes reclamaram das condições em que se encontravam.

Com a chuva, a água chegava aos pés das pessoas, como enfatizaram ao chamar nossa reportagem “já não basta a espera, a pessoa tem que esperar nessa situação”, disse uma pessoa que não quis se identificar. Quando faz sol, o forte calor “castiga”, conforme relatos.

“No momento, a gente tem muito desconforto. É um espaço inadequado. A gente sugere que nos deem um espaço maior, mais amplo a fim de ter mais conforto aos pacientes e acompanhantes”, disse um morador de Itamaraju, que também preferiu não se identificar.

Uma terceira queixa dos populares, registrada por nossa reportagem, diz respeito à espera pelo atendimento. Segundo relatos, médicos chegam a atrasar por três horas para iniciar o atendimento na unidade.

“Às vezes demora bastante, os médicos chegam, mas, não chegam no horário, não tem uma explicação”, disse uma das pessoas que aguardavam.

Uma mulher pontuou: “os profissionais são muito bons, mas para esperar lá fora fica muito difícil, naquelas cadeiras. Eu estou em pé porque, além de tudo, não tem mais lugar para sentar”.

O governo municipal foi procurado, e, por meio da Assessoria de Comunicação, informou, previamente, que:

– com relação às instalações, já existe um projeto de reforma da Unacon;

– com relação aos atrasos para chegada dos médicos, o diretor-clínico do HMTF irá conversar com os profissionais da Unacon e obter um retorno quanto às queixas.

Informações mais detalhadas devem ser passadas em breve a’OSollo.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui