Teixeira: Município se consolida polo de Educação e Saúde

Teixeira de Freitas vive uma importante etapa de desenvolvimento com a concretização de projetos que foram pensados para o benefício da população. A reinauguração do Aeroporto 9 de Maio, a instalação da Universidade Federal do Sul Bahia (UFSB), a reforma de oito postos de saúde, a construção de 12 Unidades Básicas (UBS) são alguns dos resultados desse trabalho, que na noite de quarta-feira, 22, alcançou mais um êxito com a aula inaugural do Programa de Residência Médica (PRM).

O Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF) e toda a rede municipal de Saúde se transformaram em ambiente acadêmico. Cerca de 15 médicos foram selecionados e virão para a cidade para sua especialização. O Programa de Residência Médica é reconhecido pelo Ministério da Educação, e é fruto da parceria dos Governos Municipal e Federal, Universidade Federal do Sul da Bahia e Hospital Sírio Libanês.

“Estamos aliando a ciência médica, a pesquisa, com o atendimento à população”, explicou o prefeito João Bosco. “Sempre buscamos fazer o melhor por Teixeira e, com certeza, com essa Universidade e esse curso de Residência Médica, nós vamos servir de referência para mudanças profundas nas universidades brasileiras, não tenho dúvidas disso”, afirmou.

A aula magna foi proferida pelo decano da UFSB Antônio José Costa Cardoso, que representou o reitor Naomar de Almeida Filho. “O município de Teixeira de Freitas é o melhor parceiro que a gente pode ter para construir esse centro de formação em saúde. Realmente estamos realizando aqui uma das melhores experiências de construção de um sistema público de saúde”, disse.

O médico Rodrigo Barcelos é um dos participantes do PRM e, para ele, o benefício é duplo, pois “esses cursos vão fortalecer as atividades [da Saúde] aqui na cidade e o mais importante é dar essa condição para os recém-formados em fazer o curso aqui na região”, ressaltou. Outro ponto positivo apontado por ele foi a variedade das áreas abrangidas “temos Saúde da Família, Ortopedia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, isso é muito bom”, relatou Barcelos.

O prefeito João Bosco, enquanto médico, também falou da importância da implantação do PRM para os futuros médicos e demais profissionais que serão formados pela UFSB. “Esperamos ter em Teixeira de Freitas a formação de um profissional que seja capaz de trabalhar em equipe, porque essa Universidade socializa o conhecimento e trabalha essa integração, é um momento marcante para a nossa história e eu tenho certeza que Teixeira de Freitas está se preparando para um grande salto”, comentou o prefeito, e, por fim, destacou: “este é um dos presentes para a comemoração dos 30 anos de uma cidade que é jovem e pujante por natureza”.

A aula magna do Programa de Residência Médica contou com a apresentação da Orquestra e Coral 9 de Maio, fruto do projeto Orquestrando Futuros, que ensina música erudita a crianças e adolescentes moradores de bairros periféricos. A solenidade foi marcada pela presença da comunidade e de diversas autoridades, dentre as quais, compuseram a mesa o decano da UFSB Antônio José Costa Cardoso; o coordenador nacional adjunto do Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde Jersey Timóteo; coordenador Evan Pereira Barreto; coordenadora da Coreme Yvana Karina Silva; o secretário de Sáude Eujácio Dantas; presidente da Câmara Municipal Tomires Barbosa; e o decano da UFSB Marcio Florentino Pereira.

Fonte: Ascom da Prefeitura

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui