Teixeira: Mulheres participam do Mutirão de Mamografia

Está acontecendo em Teixeira de Freitas o Mutirão de Mamografia, que oferece exames gratuitos, voltado para as mulheres com mais de 35 anos. Como bem afirmou Dona Lucineia da Silva Xavier “esse serviço é importante porque muitas mulheres não têm condições de pagar por esse exame, e agora poderão fazer”. É muito fácil participar: bastar ir à estrutura que foi montada em frente ao Estádio Municipal de Teixeira de Freitas com documento de identificação, comprovante de residência e cartão SUS.

Lucineia ainda afirmou que “gostou muito” do atendimento e considerou que “a saúde [no município] tem melhorado muito”. Uma equipe de dez profissionais é responsável por realizar as mamografias, além dos profissionais de apoio que foram disponibilizados pelo município para fazer o acolhimento da população. A meta é que 300 mulheres façam mamografia por dia, até a data de 9 de maio.

Dona Erundina Rodrigues de Souza realizou o exame e fez uma alerta para as amigas com mais de 35 anos: “é muito importante cuidar da saúde, e é uma grande oportunidade poder realizar o exame de forma gratuita”. E comemorou “damos graças a Deus por aparecer essa oportunidade aqui hoje”.

O Mutirão de Mamografia é uma iniciativa do Governo Federal em parceria do Governo Estadual, de caráter itinerante, e que acontece em Teixeira de Freitas com o apoio do Governo Municipal. Segundo Cristiano Nei Silva Prado coordenador da Unidade Móvel de Rastreamento de Câncer, os exames são feitos com um mamógrafo, em seguida as imagens são digitalizadas e entregues à paciente. Quando necessário, a paciente é encaminhada para a realização de ultrassonografia.

Ele ainda explicou que “quem já tiver o exame marcado no posto de saúde do seu bairro pode comparecer ao local, mas quem não tiver feito o pedido e estiver precisando do exame, basta levar os documentos de identificação, Carteira de Identidade, Cartão do SUS e Comprovante de Residência”. E lembrou que a oportunidade se estende às mulheres dos municípios vizinhos que sejam pactuados com Teixeira de Freitas.

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui