Teixeira: Jorge Solla participa do lançamento do programa Saúde em Movimento

No dia 16 de outubro, esteve em Teixeira de Freitas o secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, durante o lançamento do Programa Saúde em Movimento no município. Na oportunidade, Solla também participou da inauguração do Hemoba e abertura da Oficina de Programação de Saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Teixeira, o programa acontece do até o dia 23 e, durante esse tempo, será disponibilizado à população consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata. O atendimento não se dará apenas para a população do município, mas também para os 13 cidades do entorno.

No local, em um terreno ao lado da Pousada, preparado com conforto, os pacientes serão submetidos a uma consulta prévia, passarão pelo consultório e, se necessário, são indicados à cirurgia, sendo que elas deverão chegar a 250 por dia.

É muito grande a incidência da catarata na região, principalmente em idosos. A cirurgia de catarata é simples e na maioria absoluta dos casos pessoas que já estavam praticamente cegas voltam a enxergar perfeitamente.

O Programa Saúde em Movimento vem se constituindo em absoluto sucesso, pois proporciona qualidade de vida aos pacientes, trazendo as consultas ao interior do Estado.

O médico João Bosco, prefeito de Teixeira de Freitas, se disse emocionado com a reação das pessoas que souberam que poderiam recuperar a visão. “Quem vê melhor, vive melhor e o programa significa mais qualidade de vida para a população. É importante frisar que há muita sensibilidade do governo do estado e do secretário Jorge Solla, mostrando o compromisso que o Estado tem com a saúde dos teixeirenses”, pontuou.

Já o secretário Jorge Solla se disse orgulhoso por Teixeira de Freitas ser a única cidade da Bahia a receber o Saúde em Movimento pela segunda vez. “A meta, em parceria com o município, é atender melhor”, afirmou.

Exclusivas

O jornal O Sollo conversou com o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, com o prefeito João Bosco e com o secretário municipal de Saúde, Eujácio. Confira:

Jorge Solla

O secretário Jorge Solla na abertura da Oficina de Programação de Saúde

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Vim cumprir 3 agendas importantes para Teixeira de Freitas e para a região. A primeira delas é a instalação das novas dependências do Hemoba, mais adequadas, mais amplas, com mais equipamentos para ampliar a coleta e melhor assistir os serviços de saúde.

Na sequência, estaremos abrindo o programa Saúde em Movimento, que vem aqui pela segunda vez. Aliás, Teixeira de Freitas é a única cidade da Bahia em que esse programa retorna. Estamos com expectativa de fazermos um atendimento maior que na primeira etapa. Este é o maior programa de acesso à oftalmologia do país e temos certeza de que terá um sucesso maior do que a primeira vez que esteve aqui.

O terceiro momento é a abertura da Oficina de Programação de Saúde, com todos os municípios da macro sul, para preparar e apoiar a elaboração dos  planos municipais de saúde.

Convido a todos para a visita do governador, em 21 de outubro, quando Wagner estará entregando conjuntos habitacionais e outras obras, em uma agenda muito importante para o município.

Temos também outros projetos: em breve Teixeira de Freitas vai receber o seu Centro de Hemodiálise, que vai poupar grande desconforto de deslocamento aos pacientes. Estamos licitando um acelerador linear, equipamento de radioterapia para Teixeira de Freitas, estaremos em reunião com Bosco em Salvador para tratar do novo centro de Oncologia, para onde será transferido o serviço de quimioterapia e agregado os serviço de radioterapia, além de equipamentos de ponta para neurocirurgia, tudo visando melhorar o atendimento de saúde ao cidadão”.

João Bosco

“O secretário Jorge Solla veio inaugurar a nova sede do Hemoba. Vivemos às margens da BR-101, onde muitos acidentes acontecem e há muita necessidade de plasma e seus derivados. Temos também atendimentos oncológicos e outras patologias que estão sempre precisando de sangue. Agradecemos o apoio do governador Wagner, do secretário Solla pelo apoio para que o Hemoba possa ter instalações eficientes. Parabéns ao secretário Eujácio, que empunhou essa bandeira.

O momento do descerramento da placa de inauguração do Hemoba

Outro motivo pra a presença de Solla foi colocar em funcionamento o programa Saúde em Movimento. Temos solicitado ao governador e ao secretário Solla a vinda desse programa para cá, isso desde o início do ano. Somos uma cidade polo, atendemos a vários municípios. O Saúde em Movimento já esteve aqui uma vez para atender cirurgias de catarata e a população sentiu a importância disso. A catarata é uma cirurgia eletiva e pelo SUS demoraria muito, por isso agradecemos ao governador e ao secretário. Esse é um programa que todos os municípios querem, pois monta-se uma estrutura gigantesca, bancada quase que integralmente pelo Governo do Estado e que vai aliviar um dos grandes problema da população.

Agradeço em nome da população por esse momento em que 1250 cirurgias serão realizadas. Recomendo à população acima de 60 anos e que tem catarata que procure o Posto de Saúde. Se não conseguir fazer o seu cadastro no Posto de Saúde, procure a nossa estrutura do Saúde em Movimento, instalada ao lado do Hotel Águia, para fazer a triagem e, se puder clinicamente, fazer a sua cirurgia de catarata.”

Eujácio Dantas

“O Saúde em Movimento é um programa de saúde que visa cobrir o vazio que existe hoje na saúde pública sobre cirurgia de catarata. O programa tem toda uma estrutura especial: carretas de atendimento, centros cirúrgicos móveis e mais de setentas profissionais especializados em cirurgia de catarata para oferecer esse serviço aos municípios pobres baianos.

Aqui em Teixeira de Freitas, precisávamos realizar um grande número de cirurgias de catarata e tínhamos dificuldade em negociar com nossos prestadores. O prefeito municipal, ciente dessa demanda, solicitou ao secretário Jorge Solla que enviasse a carreta do Saúde em Movimento para cá, para suprir essa demanda, até em caráter regional, O secretário Jorge Solla veio ao município para inaugurar a nova sede do Hemoba,  instalar os trabalhos do Programa Saúde em Movimento e prestigiar os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde.”

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui