Teixeira: idosos a partir de 87 anos são vacinados em drive-thru

Os idosos a partir de 87 anos começaram a receber a imunização contra a covid-19. Foto: Ascom/PMTF

Os idosos a partir de 87 anos começaram a receber a imunização contra a covid-19 nesta terça-feira (9) em um drive-thru. A ação foi pensada para que mais pessoas recebessem a imunização em um período de tempo mais curto evitando aglomerações.

Teixeira de Freitas recebeu 850 doses nesta segunda-feira (8), mas destas, 315 vieram especificamente para trabalhadores em saúde e 535 para os idosos de 87, 88 e 89 anos.

A programação inicial era a de vacinar idosos a partir de 80 anos, mas todos os municípios da Bahia receberam menos doses do que o esperado e precisaram adaptar a quantidade de doses à de idosos.

Nós seguimos no município as orientações estaduais e federais para promover a vacinação. No caso da campanha contra a covid-19, as doses estão chegando aos poucos e recebemos a todo momento novas recomendações. Infelizmente, precisamos mudar o público devido à quantidade de doses recebidas, isso aconteceu em todo o Estado, não foi exclusividade de Teixeira. Se deixarmos para fazer a programação apenas quando as doses chegam, a imunização demora a acontecer e isso também não é interessante. Mas assim que mais doses forem disponibilizadas, ampliaremos a imunização até que possamos atingir todo o grupo previsto”, ressaltou Rosidalva.

Quem conseguiu receber a vacina no drive-thru mostrou alegria e esperança. Dona Penina Araújo Santos, de 88 anos, disse que essa é a melhor maneira de se proteger e aconselha a todos que tiverem oportunidade para receber a imunização. Seu Zimélio Medeiros de Almeida, de 89, garantiu que a vacina não dói nada e que está muito feliz e já ansioso para tomar a segunda dose e ficar totalmente protegido.

Nesta quinta-feira, dia 11, todas as unidades de saúde de Teixeira de Freitas estarão ofertando, das 8h às 12h, essa vacina aos idosos a partir de 87 anos.

Três unidades rurais também integram o Dia D: Cachoeira do Mato, Duque de Caxias e Santo Antônio. É preciso levar no dia os documentos de Identidade, CPF e Cartão do SUS.

No caso dos idosos acima de 90 anos, a vacinação aconteceu na modalidade domiciliar, com os agentes e vacinadores indo diretamente às casas dos cidadãos.

O processo começou na semana passada e tem previsão de finalizar nesta quarta-feira (10). Foram 530 doses direcionadas para o público desta faixa etária, que foi priorizada por serem mais velhos e consequentemente mais vulneráveis.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui