Teixeira: I Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil do Território

Superintendente de Proteção e Defesa Civil, Salvador BritoOs vinte e um municípios que compõem o território do Extremo Sul da Bahia e Costa do Descobrimento se reuniram em Teixeira de Freitas nesta quarta-feira (26) para a I Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. O evento foi organizado pela Prefeitura de Teixeira de Freitas.

 

O objetivo do evento foi propor discussões e diretrizes relativas à atuação da Defesa Civil e eleger delegados que participarão da Conferência Estadual. A abertura da Conferência Intermunicipal contou com palestra voltada à apresentação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e com a presença do prefeito João Bosco, do vice-prefeito Gilberto Santos, do coordenador da Defesa Civil de Teixeira de Freitas Erick Moitinho, do superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia Salvador Brito e do coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado da Bahia Paulo Sérgio Menezes.

 

“Nós estamos passando por um importante momento de descentralização e fortalecimento”, comentou o superintendente, quanto à importância da realização da Conferência. O diretor adjunto reforçou a afirmação e destacou a importância da Defesa Civil e discussão local, “estamos inseridos num sistema, por isso é importante essa articulação, só quem vive aqui conhece realmente as necessidades da região”, disse. Nesse momento, a Defesa Civil de Teixeira de Freitas foi elogiada como referencial no Estado.

 

O prefeito João Bosco, no mesmo tom, avaliou a importância do evento pela importante contribuição para mudança cultural da sociedade, “uma das atitudes para transformar Teixeira”, para cuidar do povo por meio da prevenção. “Nós somos um órgão articulador, e nosso trabalho é prevenir e agir para preservar a vida e evitar os danos patrimoniais quando os desastres aconteçam”, comentou Erick Moitinho.

 

Os debates foram organizados nos eixos Gestão Integrada de Riscos e Reposta a Desastres; Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e Mobilização e promoção de uma resposta de Proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes.

 

Além das autoridades já citadas, estiveram presentes também o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar tenente coronel Paulo Silveira; sargento Jamildo Vilas Boas do Grupamento de Bombeiros Militares (GBM); do diretor do campus X da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Décio Bessa; da professora Liana Sodré; do presidente da Associação de Deficientes Irlando Gonçalves; os vereadores Gilberto Lemes, Domingo Donato e outras autoridades.

 

Fonte: Ascom da prefeitura

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui