Teixeira ganha oficina de artes cênicas em janeiro de 2014.

Teixeira de Freitas ganha oficina de Artes Cênicas, com aulas sedimentadas para ator, criação, interpretação e reflexão. Uma oportunidade ímpar para os vocacionados da região. A Oficina de Formação Teatral, “Em busca de um Artista Único”, uma parceria entre o multimídia Eisenhower Moreno e a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através do Departamento de Cultura, vai reunir a primeira turma nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2014.

As inscrições são gratuitas. Os interessados em integrar a primeira turma que deverá ter só 30 alunos, procurem de 19 de Dezembro a 16 de Janeiro a Biblioteca Pública Municipal na Rua Prudente de Morais 130 e a sede do Grupo de Teatro Temat, na Rua Jesuíno Martins de Souza 35ª, 2º Andar, sala 103. Interessados em maiores informações, liguem para 3011-2709 (Biblioteca Municipal) e 3011-5614 (Temat.

Eisenhower Moreno, teixeirense que poderia ser chamado de Multimídia pelas inúmeras facetas de sua atuação e talento, desenvolve uma série de projetos cênicos na Europa, onde já consolidou sua carreira.

Ele mantém no velho continente uma carreira internacional desde 2002, começando pela Espanha, onde está radicado. O artista não é somente ator, senão um polivalente profissional que domina numerosas facetas, que implicam a vocação teatral e que compõem a ficha técnica de 52 produções teatrais em sua trajetória como: diretor, dramaturgo, empresário, produtor, coreógrafo, criador de figurinos, cenário, iluminação, arte gráfica e inclusive composições música, criação e edição de trilhas sonoras.

O artista não esquece as raízes. Iniciou sua trajetória teatral no ano de 1978, em Teixeira de Freitas, onde viveu seus primeiros 18 anos. “Quando comecei a fazer teatro não sabia ler direito, minha irmã era quem me ajudava a decorar o texto. Mas logo na primeira experiência descobri naquele universo que eu poderia ser qualquer coisa que eu imaginasse. Decidi que queria ser ator”,conta-nos Moreno.

Em 1993 arrumou as malas e seguiu para o Rio de Janeiro onde se formou em Artes Cênicas na Faculdade da Cidade do Rio de Janeiro. Teve um extenso envolvimento em projetos de companhias diversas do universo do teatro, do musical e projetos artísticos de investigações teatrais com fins pedagógicos e educacionais. Conquistou o prêmio de Melhor ator com o personagem Ivan Aleksándrovich, da obra “O Inspetor Gera”,l de Nicolai Gogol.

_” No Rio, tive contato com a técnica, com teoria do teatro, a descoberta dos grandes encenadores e autores. E tive certeza que queria buscar personificar as minhas criações “. Em 1994 fundou a Cia ArtShow, que destaca, entre uma variedade de trabalhos realizados, a execução de sua trilogia musical para crianças (PIMPBRUXBLIX, Castelo de Sonhos e Um Dia de Formiga), que esteve em cartaz em todo Brasil por mais de nove anos ininterruptos e ganhou prêmios de melhor espetáculo, figurinos e cenários. Ainda no Rio, desenvolveu o Projeto o Teatro em função da Educação, onde técnicas de interpretação eram utilizadas como aliado no desenvolvimento pedagógico, psicológico e emocional de alunos.

Em 2002, seguiu para Europa para atender ao convite da Cia Internacional Arte Livre, para realizar três projetos teatrais: Belle Otero- O corpo que fala e Aurora Aurora Rodríguez e a súa boneca de carne da premiada autora Galega Marga do Val, A Volta do Parafuso de Hery James. Ainda neste período, paralelo a produção teatral desenvolveu o projeto do Curso de Formação Teatral, em parceria com prefeituras, para incentivar a formação, especialização de profissionais das artes cênicas e a criação de novas companhias para o mercado cultural galego. Deste projeto originou os espetáculos: O Efecto dos Raios Gama nas Margaridas do Campo, ganhador do prêmio Pulitzerde Paul Zindel e Infâmia da Lillian Hellman.

Ele não esqueceu as raízes. E nesta sua breve permanência em Teixeira de Freitas, antes de retornar ao seu ambiente de trabalho na Europa, promove esta oficina, estimulado pelo conhecimento acerca dos talentos da região. Há muito tempo que mantinha contato com Ramiro Guedes, Diretor do Departamento de Cultura de Teixeira de Freitas, para a oficialização da parceria, de fundamental importância para o fomento da atividade teatral em Teixeira de Freitas e região.

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui