Teixeira foi palco do 1º Encontro de Formação: alfabetização matemática

Sexta-feira (27) foi o primeiro dia dos educadores do município de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul do Estado, participarem do 1º Encontro de Formação, destinado aos professores de matemática dos anos iniciais e coordenadores pedagógicos das unidades escolares municipais, ao todo, 435 profissionais da educação participaram.

Professores de matemática da rede municipal recebem curso de Alfabetização matemática com profº Dr. Wander Augusto Policário. Foto Ascom.

O evento foi na Escola Municipal Vila Vargas, nos períodos matutino e vespertino, a Secretaria de Educação e Cultura/ NAPE Ensino Fundamental I, contam com a parceria e orientação do profº dr. Wander Augusto Policário e de seis multiplicadores que mediaram o processo, são professores de matemática do fundamental II da rede municipal.

O momento foi propício para que os professores revessem suas práticas pedagógicas e aperfeiçoassem a qualidade da educação.  O 1° Encontro de Formação ocorreu em cinco dias, nos dois turnos, onde foi trabalhado com os descritores de linguagem a fim de potencializar o índice de alfabetização do município de Teixeira de Freitas.

Teixeira foi palco do 1º Encontro de Formação: alfabetização matemática
Professor Wander ladeado por educadores. Foto Ascom.

“Neste segundo momento, nosso propósito é compreender o significado do trabalho com os fatos fundamentais e utilizar o ensino de matemática através da resolução de problemas. Deste modo, acreditamos ser possível aperfeiçoar o desenvolvimento de atividades que privilegiem o reconhecimento de estratégias didáticas a serem desenvolvidas em sala de aula, auxiliando assim, os estudantes a compreenderem a interpretação dos enunciados dos problemas e consequentemente a aprendizagem de conteúdos matemáticos” comentou Karine Pessôa, coordenadora do NAPE anos iniciais.

Para o prof.º dr. Wander Augusto Policário, professor da Universidade do Estado da Bahia – Uneb, doutor em educação, “o tema escolhido foi de grande valia, pois fala da alfabetização da matemática, tendo assim, os conhecimentos dos números, das propriedades e da relação desses números e resolver problemas com esses números”.

Para o secretário de Educação e Cultura, Hermon Lopes, “essas formações mostram o comprometimento da Prefeitura e da Secretaria de Educação e Cultura, com as crianças, adolescentes, jovens, docentes, coordenadores, ao longo do ano letivo. Estou muito satisfeito com os resultados e para o próximo ano, daremos continuidades com novos temas onde iremos abranger demais disciplinas ”.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui