Teixeira: Exposição Fotográfica é sucesso na Festa da Cidade

Quando planejou a Exposição Fotográfica na Festa da Cidade, o Departamento de Cultura não pensou em tanto sucesso. Foi o que ocorreu. A Exposição, composta por mais de 200 fotos e com vídeos sob a responsabilidade de Daniel e Marcelo, do site Tira Banha, também emocionou.

José Sérgio Figueiredo, da Fazenda Cascata e que forneceu várias fotos, agradeceu assim a Ramiro Guedes, diretor do Departamento, ao ver fotos de sua gente: “Ramiro, obrigado ela emoção”. Mais visitantes se encantaram com a mostra. A coordenadora Cultural, professora Kátia Aslene, uma das coordenadoras da exposição, conta que muitas pessoas choraram ao ver familiares seus e elas próprias retratadas naquelas fotos antigas: “Sentiam o resgate de alguns momentos e por isso choravam”, comentou.

A Mostra veio trazendo pessoas e fatos que fizeram a história de Teixeira de Freitas desde a década de 1950. Quase todas as fotos eram legendadas e as que não eram desafiavam o público: sabe que são essas pessoas?, perguntava a legenda. Paralelo a isso, no próprio stand, vídeos eram apresentados, como o das senhoras que davam a receita do pirão das parideiras.

Além das fotos históricas, fornecidas pelos moradores antigos da cidade, fotógrafos de Teixeira participaram com fotografias atuais, mostrando lugares de beleza incomum, vistos pelas lentes desses artistas da fotografia. O diretor de Cultura, Ramiro Guedes, afirmou que a iniciativa teve todo o sucesso e que a Exposição vai continuar: “Não podemos deixar que essa Exposição Fotográfica fique restrita à festa da cidade. Ela vai ser levada a lugares públicos, à escolas, bairros e distritos. Ao mesmo tempo, queremos aumentar o acervo e pedimos ao povo, a quem tenha fotos documentos e vídeos, que ligue para nosso telefone (3011- 2724) ou se comunique conosco pelo e-mail [email protected], que iremos ao encontro do doador. As fotos serão digitalizadas e os originais devolvidos. Queremos continua a contar a história de nossa cidade e do nosso município”, afirmou.

Logo após a Exposição, já esta desmontada, esteve no Departamento o Policial Rodoviário Federal conhecido por Cajueiro, levando fotos e documentos preciosos de fatos de sua família, tradicional em Teixeira de Freitas. Entusiasmado, Cajueiro afirmou que a Exposição é um resgate da história e de belas e comoventes passagens da vida de muita gente.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui