Teixeira: Escola Municipal usa gibis para estimular o gosto pela leitura

A Escola da Rede Municipal de Ensino de Teixeira de Freitas Conto de Fadas atende crianças do 1º ao 3º ano da Educação Fundamental. Para estimular o gosto pela leitura nestes pequenos estudantes, as Histórias em Quadrinhos (HQ) foram inseridas na rotina das aulas de língua portuguesa.

O projeto é desenvolvido nos turnos matutino e vespertino, com a supervisão das coordenadoras pedagógicas Karine Pessoa e Luciane Ruas. De acordo com elas, a linguagem rica e complexa das HQs, com suas informações implícitas e explícitas e todas as ilustrações, tem a capacidade de facilitar a decodificação da mensagem por parte dos leitores, neste caso, os meninos e meninas da Escola Conto de Fadas.

Uma publicação de Maio de 2014 da Revista Educação traz uma defesa ao uso dos gibis nas salas de aula, reforçando a ideia de que os quadrinhos contribuem para despertar o interesse pela leitura e pela escrita nas crianças, já que consegue nivelar estudantes que leem fluentemente daqueles que ainda estão iniciando, isso porque ambos são capazes de interpretarem a histórias por meio das figuras, assim, desperta também a curiosidade em saber exatamente o que está sendo narrado dentro dos balões. A edição lembra ainda que nem sempre foi assim, e que antigamente as histórias em quadrinhos chegaram a ser vistas como concorrentes dos livros de alfabetização, sendo consideradas meios de distração.

As coordenadoras do Núcleo de Apoio aos Anos Iniciais (NAPE) da Secretaria Municipal de Educação e Cultura/ Governo Municipal Lenilda Bahia e Jadna Afonso apoiam a iniciativa e compreendem que os avanços obtidos quanto ao uso de múltiplas formas de leitura em sala de aula são uma vitória da educação, que passar a ir além do proposto pelos livros didáticos, tornando as aulas cada vez mais atraentes para os alunos.

 

 

 

Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui