Teixeira: Escola Igualdade e Justiça realiza chá literário e exalta a cultura nordestina

Escritores, cantores e compositores nordestinos foram fonte de inspiração e objeto de análise dos estudantes da Escola Igualdade e Justiça, da Rede Pública Municipal de Teixeira de Freitas.

A culminância dos trabalhos foi realizada na Quadra Coberta da Escola, recentemente inaugurada pelo Governo Municipal/ Secretaria de Educação e Cultura, durante a manhã e a tarde do dia 09 de Outubro.

Os estudantes fizeram releituras das obras da cultura Nordestina por meio de cordel, dança, jograis, paródias e teatro. Em sala de aula os professores trabalharam livros literários de escritores nordestinos como Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, Patativa do Assaré, João Cabral de Melo Neto, além de textos de cordel, propiciando aos alunos um maior conhecimento da produção literária desta região.

Esta foi a 5ª edição do evento, que teve ainda comidas típicas. Até chegar à culminância os professores trabalharam a literatura durante todo o ano nas aulas das professoras Milana Santos, Ana Paula, Rosilene Rocha, Rute, Erica Lima, Lincon Santos e Maria José Luz.

Informações obtidas junto aos professores dão conta de que a cada ano é escolhido um novo tema a ser trabalhado e considerando o fato do dia 08 de outubro, dia anterior ao chá, ser nacionalmente conhecido como o dia do Nordestino, foi eleito tema a Cultura Nordestina.

O Chá Literário foi o primeiro evento promovido pela Escola utilizando o espaço da Quadra Coberta: “nosso evento ganhou muito ao ser feito na quadra, que é um espaço mais confortável, mais bonito, mais seguro” observou o diretor Neander.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura Ariosvaldo Alves Gomes esteve no evento e saiu satisfeito com o nível das apresentações: “foi realmente muito rico e organizado, a escola esteve de parabéns”, disse.

Além do envolvimento dos alunos nos ensaios e elaboração das apresentações, todos os professores da escola também participaram ativamente do evento, inclusive produzindo um coral que foi apresentado ao final do Chá literário onde todos cantam a música: A paz (versão cantada pelo grupo Roupa Nova). O vídeo está disponível no youtube no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=Rq0jnwKYO5E

 

Ascom da Prefeitura de Teixeira de Freitas

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui