Nesta terça-feira (29), comemora-se o Dia Nacional do Livro. Em homenagem à data, o Colégio Pequeno Príncipe, em Teixeira de Freitas, recebeu os alunos de teatro da Casa da Cultura, que realizaram a encenação de uma peça destacando a importância da literatura.
A Vida Sem Livros é uma peça de autoria do dramaturgo português Paulo José Pereira, que conta a história de uma menina que não se interessa por leitura e, por esse motivo, passa a ser visitada por personagens literários que tentam convencê-la da importância do hábito de ler.
“O simbolismo desta data é uma oportunidade para enfatizar o crescente desinteresse da população brasileira pela prática da leitura. Uma pesquisa recente aponta que cerca de 60% dos brasileiros não leem livros, o que é um dado alarmante”, destacou a professora de teatro Sharon Nunes.
Em sua estreia no papel da protagonista Luíza, a menina que não gostava de ler, a atriz Valentina Rocha Kruschewsky afirmou: “É gratificante a experiência de interpretar uma personagem que, no final da peça, passa a gostar de ler. Espero que ela seja um exemplo para aquelas crianças que ainda não despertaram o interesse pelos livros”, explicou a atriz.
A tão necessária mensagem foi transmitida de forma lúdica para as crianças do Colégio Pequeno Príncipe, que, assim como a protagonista da peça, também foram convencidas de quão importantes são os livros em nossas vidas.
A peça A Vida Sem Livros é uma realização da Secretaria de Promoção Social e Cultura e, nas últimas semanas, tem sido encenada nas escolas do município com o intuito de incentivar a leitura entre os estudantes da rede pública.
Confira o elenco da apresentação de hoje:
- Valentina Rocha Kruschewsky (Luíza)
- Bryan Moreira (Chapeleiro Maluco)
- Yuri Arifa (Lobo Mau)
- Maria Clara Gonçalves (Branca de Neve)
- Teodora Souza (Chapeuzinho Vermelho)
- Analu Barreto (Emília)
- Ventina Norte (Princesa Pity)
- Dyana Themys (Mãe)
- Direção: Sharon Nunes
____________
Reportagem: Luiz Oss