Teixeira: egresso da UNEB conquista certificado de registro de aplicativo desenvolvido durante curso de Letras

Juniclei Silva, egresso da Uneb/Campus X. Foto: Arquivo pessoal

O egresso da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Juniclei Santos Silva alcançou, no dia 22 de dezembro de 2020, o certificado de registro do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) de um aplicativo para smartphone desenvolvido no campus X – Teixeira de Freitas.

Trata-se do “Drisb 1.0”, que foi criado durante seu trabalho de conclusão de curso (TCC) na sua Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Suas Literaturas, defendido em junho de 2020. O TCC, intitulado “Drisb 1.0: aplicativo android para auxílio nos estudos de Fonética e Fonologia do Português Brasileiro”, foi realizado em parceria com outro egresso, Elizeu Portugal Macedo, e orientado pela Profa. Dra. Crysna Bomjardim da Silva Carmo.

O aplicativo Drisb está disponibilizado na Play Store. Imagem: Reprodução/Google

 

O aplicativo

O aplicativo Drisb 1.0, operado pelo sistema Android, está em sua primeira versão e vem sendo aprimorado. Ele está disponível para download na loja oficial do Google, a Play Store. Seu objetivo é auxiliar, em especial, os estudantes da graduação durante a realização das atividades da disciplina de Fonética e Fonologia.

No Drisb, é possível ouvir e identificar os diferentes fonemas da língua portuguesa, realizar transcrições fonéticas, assim como visualizar a elaboração de cada som no aparelho fonador.

O certificado expedido pelo INPI reconhece a originalidade do aplicativo nacionalmente. Imagem: Reprodução

 A patente

 O Certificado de Registro de Programa de Computador (Processo Nº: BR512020002887-0) foi alcançado após a percepção da qualidade e originalidade do aplicativo. Durante a pesquisa de TCC, ficou demonstrado que não havia outro produto similar no país. Assim, foi dado início ao seu processo de reconhecimento junto à Agência de Inovação da Uneb.

O egresso e idealizador do aplicativo, Juniclei Silva, celebrou a conquista. “Realizar um projeto para simplesmente ajudar os colegas de estudos da fonética e fonologia, esse foi meu principal objetivo. Agradeço à Uneb, enquanto instituição de ensino pública, gratuita e de qualidade, que me ajudou a realizar esse projeto. Sabemos que muito há a ser feito e deixo minha contribuição através desse aplicativo Drisb. Façam bom uso. É tudo nosso!”, disse.

LINK DO APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.app.gpu2407083.gpu0b7aa34d197171213058d063e862dfc9

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui