Teixeira debate “Educação e Cultura de Paz” em Jornada Pedagógica 2015

A rede municipal de ensino de Teixeira de Freitas terá como base para o desenvolvimento das atividades em 2015 o tema “Educação e Cultura de Paz”. A abertura da Jornada Pedagógica foi promovida nesta segunda-feira (26) e contou com a participação da Camerata da Orquestra 9 de Maio, que entoou os hinos do Brasil e de Teixeira de Freitas, acompanhada em coro pelas autoridades e educadores presentes.

O prefeito João Bosco se pronunciou no evento ressaltando a importância dos professores para a garantia de um futuro melhor para a cidade, “nós precisamos de vocês para transformar realidades”, destacou. Em seguida, o gestor citou os investimentos que estão sendo feitas na Educação, que garantem mais oportunidade de crescimento dos estudantes, como a Universidade Federal do Sul da Bahia, e melhor estrutura para os profissionais que diariamente empreendem a missão de educar.

A construção das oito creches ProInfancia, as dez quadras cobertas, as cinco escolas de doze salas cujo projeto está em fase de aprovação junto ao Ministério da Educação, fazem parte do processo de reestruturação da rede de ensino, aliado às reformas que foram realizadas no início da gestão. Também foi destaque na abertura da Jornada a importância dos projetos que trabalham diretamente com os estudantes temáticas que vão além do ensino curricular regular, dentro da sala de aula. O Mais Educação e o Orquestrando Futuros foram exemplos citados em busca da formação de cidadãs e cidadãos dentro das escolas.

A abertura da Jornada contou com palestra do professor Clóvis Souza Nunes, que abordou a temática “Educação e Cultura de Paz” como estratégia de combate ao que denominou de “cultura da violência”. “Embaixo da nossa indiferença e da nossa omissão muita coisa acontece”, comentou o palestrante, incentivando os presentes ao despertamento e à propagação de hábitos que ensinem o respeito à vida humana, a fim de que as instituições se preocupem em formar “técnicos, mas principalmente pessoas mais humanas”.

Karine Pessoa, professora e coordenadora na rede municipal, aprovou a adoção do tema “Educação e Cultura de Paz”, que se desdobrará em um Programa a ser desenvolvido dentro e fora das escolas. Segundo ela, a violência faz parte do cotidiano de muitas crianças e “essa é a oportunidade de transformar, porque quem está na sala de aula todos os dias pode contribuir para a formação e orientação da juventude e trabalhar esse tema é fundamental”.

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui