Teixeira de Freitas: UFSB celebra sua primeira Colação de Grau dos Bacharelados Interdisciplinares

Composição da mesa na solenidade de colação de grau dos BIs. Fotos Lenio Cidreira/OSollo

A primeira solenidade de colação de grau da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) aconteceu na noite de terça-feira (27/02), no auditório do Espaço D, em Teixeira e Freitas. Marcado por muita emoção e alegria, o evento conferiu grau a estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares (BIs) em Artes, Ciências, Humanidades, Saúde, Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias, e em Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Profa. Joana Guimarães da Luz, reitora da UFSB, relembrou a trajetória da universidade

A mesa foi formada pela profa. Joana Guimarães da Luz, reitora em exercício da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); prof.ª Janaina Zito Lozada, pró-reitora de Gestão Acadêmica da (UFSB); prof. Fabricio Luchesi Forgerini, decano do Instituto de Humanidade Artes e Ciências (IHAC) do Campus Paulo Freire; prof. André Domingues dos Santos, coordenador do curso Bacharelado Interdisciplinar em Artes; prof.ª Ana Lívia Santos Lima Lemos, coordenadora do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências; prof. André de Almeida Rego, coordenador do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidade; prof.ª Ana Paula Pessoa de Oliveira, coordenadora do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde; prof.ª Laura Castro de Araújo, vice-coordenadora do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias; prof. Leandro Gaffo, coordenador do curso licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias; prof. Francesco Lanciotti Jr., coordenador do curso em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e o secretário de governo Hebert Fernandes Chagas, representando o prefeito Temóteo Alves de Brito.

O Espaço lotou para ver os primeiros formandos da primeira etapa do método de ensino inovador da UFSB

A reitora em exercício, Joana Guimarães, em tom emocionado, relembrou a trajetória da UFSB, agradecendo a todos que fizeram e fazem parte da construção e consolidação da universidade e, em especial, ao professor Naomar de Almeida, que iniciou os trabalhos à frente da Instituição e foi fundamental para a sua implantação e desenvolvimento.

Teixeira de Freitas: UFSB celebra sua primeira Colação de Grau dos Bacharelados Interdisciplinares
Juramento solene

Professora Joana recordou, ainda, que, há seis anos, a universidade, que hoje possui quase três mil alunos, era apenas um projeto e, com o passar dos anos, criou forma, virou realidade e atende à população trabalhadora, suprindo uma antiga necessidade de mais cursos de educação superior gratuita na região.

O secretário de governo, dr. Hebert Fernandes Chagas, disse que é um prazer representar o prefeito Temóteo Brito nesta primeira solenidade de colação de grau da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). “Não só uma conquista para nossa região, como também para a juventude de Teixeira de Freitas, vendo um sonho realizado, é muito importante, porque nosso município se centraliza hoje como polo universitário. Investimentos na saúde, na educação, com certeza, é um momento muito especial, nem só para nós teixeirenses, mas, para os familiares daqueles que hoje estão recebendo essa formatura, concretizando esse sonho, e dando início mais um passo que muitos irão almejar, o curso de medicina, que, com certeza, terá muito respaldo na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)”, disse Hebert.

Momento cívico: Hino Nacional

O formando bacharel interdisciplinar em saúde Murilo Alves Chaves, 22 anos, disse que “esse é um momento de alívio. A concorrência já não mais existe, agora, é a questão do compromisso, com os pés no chão, é entregar pra sociedade que a medicina é um pouco isso, preservar a questão dos SUS, lutar pelo SUS, que é uma universidade pública, e é basicamente isso, muita perseverança, passamos três anos atrás de uma concorrência, e, agora, acaba tudo, conseguimos os nossos objetivos, agora é finalizar tudo”.

A formanda Brenda Santana de Souza, 21 anos, bacharela interdisciplinar em saúde, comentou que o seu sentimento é de gratidão. “Agradeço primeiramente a Deus, foram anos difíceis, uma caminhada árdua, mas, agora neste final, deu tudo certo, então, meu sentimento é de extrema gratidão, e muita felicidade por tudo isso que está acontecendo em minha vida. Agradeço aos meus familiares, pelo apoio, aos meus amigos e professores”, expressou.

Professora doutora Márcia Maria S. de Moraes, vice-decana do Centro de Formação em Saúde, uma das homenageadas

Ao final do evento, alguns professores receberam placas de homenagens pelos serviços prestados à Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), entregues por um aluno representante de cada bacharelado. São eles: André Domingues, André Rego, Laura Castro, Leandro Gaffo, Taina Müller, Anders Jensen e Márcia Maria S. de Moraes.

Galeria de Fotos:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui