Teixeira de Freitas terá cinco unidades do NASF

Teixeira de Freitas terá cinco unidades do NASFA Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas implantará cinco unidades do Núcleo de Apoio a saúde da Família (NASF), que serão subdividas por regionais, garantindo apoio a todas as Unidades Básicas de Saúde do município (UBS). Existe a expectativa de que a conclusão da implantação do projeto aconteça em agosto deste ano.

Cada equipe ficará responsável por 7 UBSs e os profissionais já estão passando por cursos de qualificação. O primeiro, realizado no início do mês de julho, foi dividido em dois módulos, sendo que o primeiro foi palestrado por Alan John Costa, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) . Ele explicou a parte introdutória do projeto, com explanação sobre objetivos e metas.

Por meio deste serviço, muitos atendimentos poderão ser feitos diretamente nas residências, com o projeto “Acolhimento nas casas”, quando psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos, fisioterapeutas e assistentes sociais atenderão complementando o trabalho habitual das UBSs. Outro investimento do núcleo é o “Consultório de Rua”, uma unidade móvel para atendimento de moradores de rua e dependentes químicos, além disso, está prevista a implementação do programa “Melhor em casa”, em que os acamados recebem assistência em suas próprias residências. Em uma vertente deste programa serão criadas as “Academias de Saúde” ao ar livre.

As unidades do NASF serão divididas da seguinte forma: 3 unidades compostas por 2 fisioterapeutas, 2 agentes sociais, 1 nutricionista, 1 psicóloga e 1 educador físico. As outras 2 unidades serão compostas por 1 farmacêutica, 1 sanitarista, 2 fisioterapeutas, 2 agentes sociais e 1 educador físico.

O Nasf

O Nasf é uma potente estratégia para ampliar a abrangência das ações das Equipes de Saúde da Família pela logística de funcionamento que se baseia na parceria com os profissionais da saúde, compartilhando as práticas do setor nos territórios. Desta maneira, ele não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes do programa.

A atuação do NASF baseia-se em diversas diretrizes relativas à Atenção Primária à Saúde, tais como: ação interdisciplinar e intersetorial; educação permanente em saúde dos profissionais e da população; desenvolvimento da noção de território; integralidade, participação social, educação popular; promoção da saúde e humanização.

 

Fonte: Ascom da Prefeitura de Teixeira de Freitas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui