Teixeira de Freitas terá centro municipalizado de atendimento à covid-19

 Teixeira de Freitas terá centro municipalizado de atendimento à covid-19. Fotos: Ascom

Teixeira de Freitas tem um dos melhores desempenhos no combate ao coronavírus do interior da Bahia, fruto das medidas de isolamento adotadas pela Prefeitura e aplicadas no início da pandemia no estado. Entretanto, a vigilância não cessa e o combate ao vírus ainda não mostra sinais do fim. Por isso, a Prefeitura de Teixeira de Freitas, preventivamente, prepara um Centro de Atendimento à Covid-19. Unidade própria, voltada ao atendimento exclusivo de sua população.


Segundo o secretário de Saúde do Município, Hebert Chagas, a criação do novo espaço, que “é inédita no interior da Bahia”,  vem para auxiliar  pessoas com suspeita da covid-19, “feito atualmente nas unidades básicas de saúde e UPA do município”.

A intenção da medida é aliviar a pressão da rede de saúde municipal, criando um espaço próprio do coronavírus e, possibilitando, assim, o atendimento de pacientes das outras doenças e urgências nas outras unidades. “Nossa ideia é ter o Centro, atendendo exclusivamente pessoas com suspeita de coronavírus”, reafirma o secretário.


O Centro, que está em fase final de implantação, ficará aberto 24 horas. Em estágio de implantação, aguarda o término das obras, em fase de acabamento,  no prédio que futuramente vai sediar a nova Unidade Municipal Materno-Infantil (UMMI).

“Realizado 100% pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, o custeio será feito pelo Município e também com os recursos destinados pelo Governo Federal, através da portaria 774”, pontuou  o secretário, que ainda atenta: “todas as decisões a respeito da covid-19 na cidade seguem a aprovação do Comitê Gestor Extraordinário no Combate à pandemia”.

Responsável pela elaboração dos planos de ações no combate à covid-19 na cidade de Teixeira de Freitas, o Comitê reúne representantes do poder público e da população, por meio do Conselho Municipal de Saúde, em encontros periódicos desde o início das medidas de distanciamento sociais tomadas pelo município. O colegiado discute e toma decisões a serem implementadas pela Secretaria de Saúde, inclusive na utilização do recurso destinado à compra de equipamentos e insumos em meio à pandemia. Tendo todas as suas decisões apreciadas e votadas de seus membros e registradas em ata.

“Fiquem tranquilos, estamos fazendo tudo o que é possível para que possamos avançar no combate ao coronavírus. Os frutos de nossos esforços têm se traduzido em números. Teixeira, até o momento, tem o melhor desempenho na prevenção da pandemia na Bahia e conta com as recomendações do Ministério Público Estatual e Federal em suas decisões, que são direcionadas pelo Comitê Gestor Extraordinário no Combate à Covid-19”, concluiu o secretário de Saúde do Município, Herbert Chagas.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui