Teixeira de Freitas: “SMEC na Escola”: Escola Municipal Joaquim José de Almeida recebe visita do Programa

 

Na manhã de quarta-feira (10) uma verdadeira comitiva da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) chegou à Escola Municipal Joaquim José de Almeida, no Bairro Ulisses Guimarães, para a primeira edição do Programa “SMEC na Escola”. O foco é a melhoria da qualidade da Educação Básica e as visitas atingirão todo o município.

A capina foi feita, lâmpadas foram trocadas, o laboratório de informática foi melhorado, os estudantes e professores foram ouvidos, os pais foram convidados para um bate-papo e a logística virtual da instituição foi reparada. “O SMEC no Joaquim José bombou, pena que foi só um dia, porque foi muito proveitoso”, declarou a diretora Aletes.

O estudante Raí Pires, quando questionado sobre o que estava achando daquela movimentação na Escola, respondeu: “tá bem legal, me perguntaram simplesmente tudo”, ao falar da dinâmica feita com os estudantes. As nutricionistas da Secretaria de Educação também participaram com orientações às merendeiras e organização da cozinha.

O “SMEC na Escola”, conforme o próprio nome sugere, refere-se a presença [física] da Secretaria nas Unidades de Ensino, sendo um programa prático de acolhimento, assessoria e consultoria às escolas, fundamentado nos direitos humanos, cidadania, ética, solidariedade e inclusão, entendendo que a Educação é um direito das famílias, mas também é um dever delas, por isso há nesta ação um esforço de promoção da participação familiar no seio escolar, bem como, o fomento à gestão participativa e aos conselhos escolares, sempre tendo em vista o alinhamento e a integração entre a Secretaria e as entidades de ensino.

O “SMEC na Escola” é um Programa do Governo Municipal/Secretaria Municipal de Educação e Cultura, idealizado pelo secretário de Educação Ariosvaldo A. Gomes e conta com incentivo do prefeito João Bosco, que defende o uso racional das políticas públicas para cuidar das pessoas. No desempenho de parte das atividades, a Secretaria faz uso dos materiais de Mobilização Social Pela Educação elaborados pelo Ministério da Educação (MEC).

Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas/ Ascom Educação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui