Teixeira de Freitas: Sincomércio de mãos dadas com o crescimento

O comércio de Teixeira de Freitas desponta-se cada vez mais como um dos principais fomentadores do crescimento regional. Gera mais de 4.000 empregos diretos e é também responsável por tornar a cidade o principal pólo de consumo e referência para a economia do extremo sul baiano. Para aqui tem sido atraídas lojas filiais de grandes redes do varejo nacional. No comércio de Teixeira de Freitas o consumidor pode encontrar tudo de que precise para atender suas necessidades e expectativas a preços altamente competitivos até mesmo com o mercado das capitais. Artigos de confecções, tecidos, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, autopeças, concessionárias, supermercados e uma infinidade de outros artigos e produtos são encontrados. Isso demonstra a pujança e o dinamismo do comércio teixeirense. Dentre as entidades representativas e incentivadoras do desenvolvimento empresarial local, destaca-se o SINCOMÉRCIO – Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Teixeira de Freitas.

Prestes a completar 20 anos de existência o SINCOMÉRCIO tem como sua missão principal a defesa e a representação da classe de comerciantes em suas necessidades jurídicas e de funcionamento do comércio e acima de tudo nas relações trabalhistas.

A entidade mantém em sua estrutura organizacional assessoria jurídica profissional, através do escritório de advocacia Becevelli Advogados Associados, com uma equipe de três advogados. O serviço de advocacia no Sincomércio tem dois aspectos:

O aspecto coletivo de representação que, visa ajuizar ações, promover defesas em qualquer instância ou tribunal, quando necessário, e praticar todos os atos inerentes ao exercício da advocacia no que diz respeito à coletividade representada pelo Sincomércio.

O aspecto individual que visa prestar serviços de consultoria de cunho administrativo, visando sanar, esclarecer dúvidas e dar orientação de conhecimento jurídico empresarial aos associados da entidade.

Além disso, o Sincomércio está sempre atento às questões sociais que possam interferir nos interesses da classe de comerciantes de Teixeira de Freitas. Por isso mantém parceria de colaboração com diversas entidades da classe empresarial e outras. Importante convênio foi firmado há mais de 2 anos com o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Fruto dessa parceria é o Projeto Jovem Aprendiz que busca, através do cumprimento de legislação específica, a inserção de jovens dos 14 aos 22 anos de idade no mercado de trabalho. Duas turmas já foram formadas e mais de 60 jovens beneficiados. Para 2011 a previsão é de beneficiar mais 100 jovens, a maioria em situação de risco social que será beneficiada com o Projeto Jovem Aprendiz. Além do Projeto Jovem Aprendiz, a parceria com o SENAC dá acesso à população aos vários programas de capacitação profissional disponibilizados através do Sincomércio.

O programa de rádio Comércio em Foco tem sido um dos principais veículos de comunicação e informação da entidade. O programa tem por objetivo incentivar o empreendedorismo e a valorização de profissionais liberais, de líderes empresariais e de outras instituições, bem como auxiliar a população com informações relevantes sobre temas diversos de interesse social.

Anualmente o Sincomércio conduz junto ao Sindec o processo de negociação coletiva que resulta na elaboração da Convenção Coletiva de Trabalho. Este documento é fundamental na regulamentação das relações de trabalho e emprego no Município de Teixeira de Freitas. Busca equilibrar os interesses das duas classes, a de trabalhador e a de empregador.

Assim, nesse momento de crescimento pujante e busca pelo desenvolvimento ideal e sustentável no município de Teixeira de Freitas, o Sincomércio, como entidade representativa de classe, participa ativamente.


Fonte: Ascom Sincomércio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui