Atores sociais de diversos segmentos da sociedade civil, além de representantes dos poderes públicos estadual e municipal do Território Extremo Sul, se reuniram nesta terça-feira (21), no Colégio da Polícia Militar (CPM) Anísio Teixeira, em Teixeira de Freitas.
Na oportunidade, os participantes sinalizaram as prioridades que devem guiar o investimento do Governo do Estado para a construção do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027. A atividade é coordenada pela Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan).
O trabalho de construção do Plano Plurianual teve início em fevereiro deste ano e tem sido sediado em diferentes cidades do estado. Em Teixeira de Freitas, prefeitos de diversos municípios marcaram presença em apoio ao planejamento do governador Jerônimo Rodrigues.
Cláudio Peixoto, secretário estadual de Planejamento, falou sobre o encontro e o PPA. “É um instrumento legal, que estabelece as diretrizes de governo para os próximos quatro anos. Nós, do Governo da Bahia, fazemos isso de forma participativa, que é uma grande inovação. Nós percorremos os 27 Territórios do Estado para ouvir a população”, explicou.
Thiago Xavier, coordenador executivo de Planejamento Territorial e Articulação para os Consórcios Públicos da Seplan, detalhou que o PPA é a peça mais importante da gestão pública. “Se não estiver no PPA, não vai aparecer nos orçamentos. Por isso, um governo defensor da democracia chama a sua população para participar. Temos pesquisas e diagnósticos muito bem elaborados para o PPA, mas que pode ser muito melhor se ouvirmos quem recebe os serviços e sabe onde melhor de forma mais objetiva”.
O prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, presidente do consórcio regional de saúde, participou no intuito de expôr as demandas gerais de seu município e da região. “Principalmente, quando falamos do aeroporto de Caravelas, que já é uma coisa antiga, mas sem solução. Eu espero agora, nesse início de mandato de Jerônimo, termos um resultado mais concreto em benefício do Extremo Sul”.
O Major PM Calmon, diretor-militar do CPM, disse estar honrado em receber a população e autoridades na unidade de ensino. “Nesse novo equipamento, inaugurado em 08 de agosto, a Polícia Militar se sente honrada em ofertar essa estrutura para nossos 1.275 alunos. A PM se sente agradecida ao Governo do Estado”, comentou.
Mônica Santos, diretora pedagógica do CPM, ressaltou a importância do evento. “É um momento de oportunidade para que as ações a serem realizadas possam contemplar as necessidades da população. É um marco da gestão democrática, em um estado tão grande”.
Alex Brito, gerente regional do Sebrae, parabenizou o governador Jerônimo, o secretário Cláudio Peixoto e demais lideranças. “Nós coordenamos o grupo do desenvolvimento produtivo, que cuida de questões empresariais, mas há ainda outros eixos que foram pensados e serão apresentados no PPA por esse processo participativo”.
Também estiveram presentes: Enivaldo Piloto, gerente adjunto do Sebrae; o prefeito de Itanhém, Mildson Medeiros, e seu vice-prefeito, Alex Chaves; Manrick Teixeira, prefeito de Vereda e presidente do Consórcio Construir; Calixto Ribeiro, prefeito de Ibirapuã; Ariston Almeida (Tonzinho), prefeito de Lajedão; Zico de Baiato, prefeito de Alcobaça; Gilvan Santos, prefeito de Prado; João Bosco, ex-prefeito de Teixeira de Freitas, e sua esposa, a Raíssa Felix; Dalvadizio Lima, vice-prefeito de Itamaraju; Uberlândia Carmo, ex-prefeita de Jucuruçu; outras lideranças civis e militares.