Passou por Teixeira de Freitas, na segunda-feira, 18, a III Caravana Cultural, realizada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) com vistas à discussão de políticas que promovam os potenciais culturais da região interiorana. Nos próximos dias serão visitadas as cidades de Caravelas, Prado, Alcobaça, Porto Seguro e outras.
O diretor do Departamento de Cultura de Teixeira de Freitas, Ramiro Guedes, considerou de grande valia a oportunidade, posto que, a seu ver, através da imersão cultural é que se pode pensar em políticas públicas eficazes para promovê-la. Apesar da recente gestão, o Departamento já realizou importantes eventos para valorização da Cultura no município, a exemplo do Chá Cultural e da apresentação Canto e Encanto de Todas as Marias, eventos que, de acordo com ele, serão comuns em nossa cidade.
Além de diálogo com a comunidade e com os promotores da cultura no município, o secretário estadual Albino Rubim e sua comitiva, formada por superintendentes e equipe técnica, foram cientificados de importantes pontos culturais da cidade, a exemplo do Espaço Cultural da Paz e Orquestra Paz e Bem, e dos projetos desenvolvidos pelo município, a exemplo do ballet e outras oficinas.
Artistas locais também tiveram a oportunidade de expor seu trabalho em feira realizada durante todo o dia em frente ao Espaço da Cultura, na rua Prudente de Moraes, Centro. Lá foi possível observar a variedade dos talentos locais que expuseram suas artes plásticas, cerâmicas, artesanatos em tecido, madeira, palha, biscuit, dentre outros.
A necessidade de acessibilidade e promoção da cultura – seja ela erudita, popular ou folclórica – foi um dos destaques feitos aos representantes do governo estadual. A ideia, a partir desta visita, é a ampliação do apoio aos projetos locais.
Ascom da Prefeitura de Teixeira de Freitas