Teixeira: Prefeitura e entidades juntas na preservação da Mata Atlântica

Teixeira: Prefeitura e entidades juntas na preservação da Mata AtlânticaA Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está apoiando a instalação do Projeto Arboretum no município. O Projeto Arboretum não possui fins lucrativos e nasceu por meio do Ministério Público, a partir da firmação de Termos de Ajuste de Condutas (TAC).

O Arboretum prevê a criação e manutenção de um viveiro para produção de mudas de espécies da Mata Atlântica que estejam em risco de extinção, que não sejam produzidas por outros viveiros da região e, sua abertura está prevista para o mês de agosto deste ano.

O projeto reúne instituições governamentais, educacionais e científicas, e a própria comunidade, com vistas a fomentar ações de recuperação e preservação do bioma, com a participação de entidades privadas.

Para afinar os detalhes para o funcionamento do viveiro ainda nesse ano, se reuniram nesta semana o promotor Fabio Fernandes, o secretário de Meio Ambiente Arnaldo Ribeiro, a secretária de Habitação Erlita de Freitas, o secretário de Meio Ambiente do Estado Eugênio Spengler, o vereador Joanilton Do Frisa, o engenheiro Weliton, Margarete da SEMAS de Salvador, o diretor de Recursos Naturais de Teixeira de Freitas Cássio Loyola, Edmundo taxista entre outros.

Conservação

O Arboretum é uma das principais iniciativas recentes para a conservação da Mata Atlântica, bioma mais ameaçado do país. Com foco ambiental e social, o Arboretum visa estabelecer uma rede de produção de mudas e sementes de espécies nativas a partir de núcleos comunitários para uso especialmente no sul da Bahia. Nessa região de Mata Atlântica, já foram registradas 450 espécies em um único hectare, uma das maiores diversidades do mundo.

Ministério Público

O Programa Arboretum surgiu no âmbito de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público do Estado da Bahia e empresas de papel e celulose assinado em dezembro de 2011 a fim de corrigir os danos causados pela silvicultura de eucalipto em áreas ambientalmente irregulares.

 


Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas/Secretaria Municipal de Meio Ambiente

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui