Teixeira de Freitas: Mamografias gratuitas são realizadas durante o “Outubro rosa”

Por Lúcio Andrade/ O Sollo

A Clínica Arandú Saúde, especializada em Mastologia, promoveu a realização de 25 mamografias gratuitas, para mulheres que estavam inscritas no programa “Outubro rosa”, e que estão acompanhando as diversas atividades promovidas neste mês.

Os exames aconteceram na manhã do sábado, dia 22 de outubro, e, segundo a mastologista Rosicarla Dourado de Paula Pinto, “O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente”.

A médica Daniela Pratti Martins, que também é mastologista e uma das organizadoras do projeto juntamente com a médica Rosicarla, lembrou que “O histórico familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. Entretanto, o câncer de mama de caráter familiar corresponde a aproximadamente 10% do total de casos de cânceres de mama. A idade constitui outro importante fator de risco, havendo um aumento rápido da incidência com o aumento da idade”, disse.

A título preventivo, a primeira mamografia deve ser feita aos 35 anos de idade, mesmo que não exista nenhum sintoma. É importante guardar o resultado de uma mamografia feita nesta idade para que possa servir de base de comparação com as mamografias que serão feitas nos anos subsequentes.

Ao todo, serão 50 exames gratuitos durante o “Outubro rosa” em Teixeira de Freitas. Uma das contempladas nesta primeira etapa, foi a senhora Isabela Conceição Batista, de 35 anos de idade, que realizou o exame com a convicção de que está fazendo um trabalho de prevenção. “Fazer o exame clínico da mama é ficar em dia com a saúde, e me prevenir. E se tiver algum problema, eventualmente, isso é descoberto no começo, o que aumenta as chances de cura em até 100%”, explica.

Coordenadores médicos:

Dra. Rosicarla Dourado de Paula Pinto (Título de Especialista em Mastologia e Cirurgia Oncoplástica da Mama)

Dra. Daniela Pratti Martins (Mastologista)

Dr. Roberto César Páez Fariña (Pediatra e Alergia )

Dr. Leonardo Cintra (Mastologista).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui