O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), da Transparência Internacional, revelou os resultados da avaliação dos municípios da Costa das Baleias, no Extremo Sul baiano, destacando Teixeira de Freitas como líder em transparência. O município conquistou o 1º lugar entre as 13 cidades da região e também se posicionou em 10º lugar no ranking geral do estado.
O ITGP classifica os entes avaliados com base em sua transparência, e a nota de Teixeira de Freitas, que atingiu 48,6, reflete o nível de abertura e responsabilidade na gestão pública. A média entre todas as prefeituras baianas avaliadas foi de 31,9 pontos.
O Instituto Nossa Ilhéus conduziu o Ranking de Transparência e Governança Pública nos municípios de cinco Territórios de Identidade da Bahia. O trabalho avaliou 78 prefeituras e contou com apoio técnico e metodologia da Transparência Internacional – Brasil.
A metodologia do ITGP foi amplamente utilizada por organizações da sociedade civil, que avaliaram mais de 300 municípios em diferentes estados brasileiros. Esse engajamento contribuiu para expandir a cultura de transparência e governança, promovendo uma gestão municipal mais eficiente e confiável.
A busca por maior transparência é fundamental para uma administração pública responsável e para o fortalecimento da participação cidadã.
Confira o ranking dos 13 municípios da Costa das Baleias:
1 – TEIXEIRA DE FREITAS 48,6
2 – ALCOBAÇA 41,1
3 – NOVA VIÇOSA 39,8
4 – IBIRAPUÃ 34,7
5 – CARAVELAS 33,0
6 – ITAMARAJU 31,6
7 – JUCURUÇU 28,8
8 – MUCURI 26,4
9 – ITANHÉM 23,6
10 – PRADO 17,8
11 – LAJEDÃO 14,2
12 – MEDEIROS NETO 13,6
13 – VEREDA 10,7
Confira todos os resultados aqui.
Sobre a Transparência Internacional
Trata-se de um grupo de colaboradores e colaboradoras que trabalham no apoio e mobilização da sociedade civil, produção de conhecimento, conscientização e comprometimento de empresas e governos com as melhores práticas globais de transparência e integridade, entre outras atividades. Atuam para dar transparência às informações que ficam na sombra.