Teixeira de Freitas: Prefeitura inaugura escola de ensino integral

A escola Bom Pastor foi inaugurada na noite de segunda-feira, 18, em Teixeira de Freitas. A unidade é a primeira da rede municipal, que vai oferecer ensino em tempo integral para seus estudantes. A inauguração contou com a visita do Secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim e com uma surpresa preparada pelo quadro de funcionários da escola Bom Pastor. O descerramento  da placa foi realizado pelo prefeito João Bosco e pela secretária municipal de Educação, Isabel Cristina. Compondo a mesa, além do prefeito e da secretária, estiveram a diretora da escola, professora Rosângela Lago, e o presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Baitakão.

O modelo pedagógico da 1ª Escola de Sistema Integral de Teixeira de Freitas foi sendo explicitado nas falas das autoridades. Uma das coordenadoras do Núcleo de Desenvolvimento Educacional (Nude), Kildria Gigante, conceituou a Escola Integral como sendo “aquela que trabalha o conhecimento do aluno de forma global”. A diretora Rosângela apresentou o grupo de professores, apoiadores e oficineiros que trabalharão na Bom Pastor.

Em seu pronunciamento, a secretária Isabel Cristina falou das dificuldades encontradas para a efetivação do projeto e da superação conquistada. O prefeito João Bosco garantiu que outras escolas deste modelo serão implantadas no município. “Precisamos fortalecer a capacidade intelectual dos nossos jovens”, disse.  O secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, salientou a importância da inter-relação cultura e educação que, segundo ele, é benéfica para o indivíduo e para a sociedade.

O funcionamento da Escola

A escola em tempo integral atenderá aproximadamente 400 alunos em dois turnos. Durante as manhãs eles terão aulas tradicionais e às tardes participarão das oficinas de capoeira, teatro, música, artes, dança, pintura, jogos recreativos, linguagem e aulas de reforço.

A Bom Pastor contará com 15 professores que darão aula, sobretudo, para estudantes com distorção de idade/série, ou seja, que estejam atrasados em dois anos ou mais. São alunos com histórico de repetência ou defasagem. O maior desafio deste modelo pedagógico é o de restaurar a autoestima dos estudantes e fomentar neles o desejo de ir às aulas.

 

Ascom da Prefeitura de Teixeira de Freitas

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