Teixeira de Freitas: I Festa de Melancia ganha contornos e evento de lançamento

Teixeira de Freitas: I Festa de Melancia ganha contornos e evento de lançamentoA comunidade teixeirense aguarda ansiosa a realização da I Festa da Melancia do município. O evento está agendado para os dias 21, 22 e 23 de março, data que culmina com a colheita do fruto. Antes disso, a Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio das Secretarias de Agricultura e Comunicação, juntamente com a Associação dos Produtores de Melancia (APM), fará o Lançamento da Festa nesta quinta-feira, 20, no Clube Kaikan em Teixeira de Freitas, a partir das 19 horas. Já a Festa, será realizada no Parque de Exposições, com atrações durante o dia e a noite.

Além do contexto cultural, a Festa dará aos produtores a oportunidade de negócios através dos estandes de produtos e serviços e acesso a novas tecnologias. Outro benefício da festividade será a geração de empregos temporários e incremento da renda local.

A estrutura do evento também contará com um auditório para palestras técnicas realizadas pela Secretaria de Agricultura do Estado (SEAGRI) e seus parceiros. O ingresso será 1 quilo de alimento não perecível, que será doado para famílias carentes do campo.

Entre as atrações populares estará o desfile de cargas, os concursos de: Rainha da Melancia, Arrumação de Carga, Maior Melancia, Comedor de Melancia e para a garotada terá Parque de Diversões. À noite haverá shows, incluindo apresentações de cunho religioso. As meninas que queiram se inscrever para o concurso da Rainha da Melancia, deverão ir até uma das lojas Atually, em Teixeira de Freitas. As atrações dos shows ainda não foram reveladas.

O Município e a cultura da melancia: Desde a origem do município, que Teixeira de Freitas apresenta forte vocação para as atividades agrícola e pecuária. Se o início de sua história ficou marcado pela extração de madeira, paralelamente a isso, iniciou-se a produção de mamão, abóbora, melancia, tomate, maracujá e outras culturas semeadas pela colônia japonesa. O reflexo deste cultivo é que Teixeira de Freitas é, atualmente, um dos maiores exportadores de melancia da região. O fruto sai do município para os estados de: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia.

Diante desta realidade, a Prefeitura e a APM decidiram celebrar a grande safra regional em uma Festa que já começa tradicional e tem a finalidade de promover economia e dar ainda maior visibilidade ao município como grande produtor do fruto.

 

Departamento de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui