Teixeira de Freitas: Hospital São Paulo apoia campanha do “Outubro rosa”

Por Lúcio Andrade/ O Sollo

alt

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama.

alt

No Brasil, a primeira iniciativa vista em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa “num período efêmero”.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

alt

Em Teixeira de Freitas, uma das empresas de saúde que comemora e participa diretamente da campanha, é o Hospital São Paulo. Segundo o administrador do hospital, Marlon Ferreira, o Hospital sempre contribui comprando camisas, fazendo decorações alusivas em sua estrutura, com patrocínios e outros meios de colaboração e incentivo.

A abertura da campanha aconteceu no dia 4 com um culto ecumênico na UNACON, já no dia 15 de outubro, acontece a “corrida rosa”, mais uma forma de incentivo para a adesão à campanha; depois, “a caminhada rosa” juntamente com o “pedal rosa”, que é composto por ciclistas locais que apoiaram a causa e se dispuseram a ajudar. Encerra-se o mês no dia 29 com um grande evento que acontece na Praça dos Leões.

alt

Marlon lembrou que é de extrema importância o envolvimento da população. “É importante informar-se melhor com referência ao câncer, participar dos eventos, porém, o mais importante é ajudar. Aqui em Teixeira de Freitas, existe uma fundação que arrecada fundos para ajudar as pessoas que precisam de prótese por conta do câncer de mama”, destaca Marlon. As camisas que a fundação está vendendo este ano custam apenas R$ 20,00. Faça sua parte e seja mais um entre milhões”, destacou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui