Pela primeira vez, o representante comercial de uma metalúrgica em Teixeira de Freitas, Osenir Ramos, vai participar de uma Rodada de Negócios. Com o intuito de se preparar melhor para o evento, que acontece entre os dias 8 e 10 de abril, no município, ele participou de uma capacitação, dividida em quatro turmas, durante os dias 20 e 21 de março, no Sebrae.
“Depois de 14 anos no mercado, descobri que ainda há muito para aprender. Um exemplo disso é essa rodada, que nunca participei e agora teremos a chance de fechar negócios com grandes empresas”, contou.
Depois de conhecerem os representantes das cinco empresas âncoras da Rodada de Negócios (Suzano Papel e Celulose, Construtora Eldorado, FASB, Pitágoras e Frisa), que destacaram as necessidades, dificuldades e vantagens de realizar compras na região, os participantes da capacitação foram preparados para atender a demanda mais exigente do mercado.
Para o gerente da Unidade Regional do Sebrae Teixeira de Freitas, Alex Brito, a qualificação é fundamental para efetivação de bons negócios na rodada. “O objetivo é desmistificar a realização de negócios entre os pequenos e os grandes empresários. Por isso, oferecemos informações que vão desde de como se apresentar até o tipo de material que é preciso levar, para aumentar assim a chance de sucesso”, explicou.
Facilitar o intercâmbio comercial e o acesso a novos mercados por meio das rodadas são as principais expectativas do auxiliar administrativo de uma loja de produtos de limpeza em Teixeira de Freitas, André Francisco Oliveira, que também participou da capacitação. “Tentei absorver ao máximo as informações passadas, como formação de preço e gestão visual, para ter uma participação exitosa no presente e no futuro com as empresas âncoras”, revelou.
A Rodada de Negócios acontece entre os dias 8 e 10 de abril, às 19h, no Espaço D, em Teixeira de Freitas (localizado a Avenida Santa Isabel, nº 655, Monte Castelo). Participam, além das cinco empresas âncoras, cerca de 80 micro e pequenas empresas ofertantes de produtos e serviços. A ação é um desdobramento 1º Encontro de Negócios do Extremo Sul, realizado em fevereiro deste ano. O evento reuniu as empresas âncoras e os empresários locais, e identificou as dificuldades e potencialidade para futuras relações comerciais.